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Empatia: a competência na prática

Quando falamos ou ouvimos falar em empatia, pensamos na famosa frase “…capacidade de se colocar no lugar do outro” e vimos a empatia como a prática de sentir e entender a outra pessoa. Porém que haja realmente a relação de empatia, precisamos incluir em nossas ações, alguns elementos básicos de conexão, são eles:

 

 

  • Escuta ativa: Prestar atenção, sem julgamentos ao que a pessoa tem a dizer.
  • Convicção: Trazer para a conversa as qualificações das emoções de forma a demonstrar ligação entre as relações.
  • Necessidade: Através do uso dos elementos citados anteriormente, procure entender qual a real necessidade da pessoa no momento.
  • Ação: Auxilie a outra pessoa a criar soluções a partir do problema apresentado e criar um plano de ação.

Desenvolver a capacidade empática é um exercício diário que pode ser mais fácil para uns do que para outros. E tudo bem se você não acertar de primeira! A empatia pode ser utilizada em diversas situações, porém existe o momento exato para colocá-la em prática.

Procure utilizar a empatia quando estiver em situações com o uso de argumentos intensos, antes de fazer qualquer julgamento, quando precisamos acalmar nossas emoções, quando pensarmos em reclamar de alguma coisa ou de alguém e principalmente quando temos dificuldades de nos conectar emocionalmente com o outro.

Para conhecer melhor sobre o tema

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