Artigo RHQI – Simetria das Atenções

Artigo RHQI – Ana Clara de Castro – Simetria das Atenções*: cuidar de suas equipes para que cuidem de seus clientes. 

Os consumidores não estão comprando apenas produtos, eles querem uma experiência memorável. Assim, tornou-se crucial colocar o humano no centro da jornada e tornar sua promessa de relacionamento uma vantagem competitiva real.

Esta visão “100% cliente” requer uma evolução de ferramentas, habilidades, organização e gestão nas empresas. Afinal, como pedir para um colaborador ter uma relação exemplar com o cliente, se internamente suas habilidades e know-how não são valorizados nem considerados? Como tratar problemas do cliente se não possuem ferramentas necessárias para suas resoluções?

A simetria das atenções coloca como princípio fundamental que a qualidade do relacionamento entre uma empresa e seus clientes é simétrica à qualidade do relacionamento desta com os seus colaboradores.

Estando longe da gerência operacional, muitas vezes os managers são incapazes de identificar e resolver os reais problemas do cliente.  Assim, empoderar os funcionários, para que tenham ferramentas, competência e a atenção que precisam para “liberarem seu entusiasmo” em relação às necessidades dos clientes é a proposta central desse princípio.  E aí? Sua empresa está encantando seu colaborador também?

*Simetria das Atenções é um marca registrada Académie du Service

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