Você sabe o que é Escuta Ativa?

Muito se diz sobre saber falar, se expressar, dizer o que sente, ser verdadeiro e etc. E quanto a ouvir?

Será que estamos ouvindo com atenção o que têm sido falado? Sim, ouvir com atenção. Simplesmente ouvir, é fácil. Mas, ouvir com atenção, retendo o que está sendo dito é, muitas das vezes, um desafio.

Para uma comunicação fluir bem é preciso fazer uso da escuta ativa. E escuta ativa é entender a mensagem da pessoa que escutamos falar. Em uma conversa, umas das pessoas começa a contar algum fato curioso de sua vida, automaticamente queremos contar algo curioso sobre nós mesmos, queremos fazer alguma colocação, uma observação, sem esperar que o outro finalize suas colocações.

Saber ouvir é o primeiro passo para uma comunicação eficaz. Mesmo que você não concorde com o que está sendo dito, demonstre interesse ao ouvir, respeite o que está sendo falado.  Importante destacar que, a escuta ativa não significa que o ouvinte apenas deve ouvir passivamente as informações, mas sim, deve demonstrar interesse pelo que está sendo dito, estabelecendo um vínculo.

No ambiente do trabalho, por exemplo, diversas são as situações em que a escuta ativa pode ser aplicada: em reuniões, ao ouvir um feedback, executando uma tarefa em equipe. São oportunidades para escutar e adquirir informações.

Pratique a escuta ativa, ouça com interesse e atenção o que está sendo dito, os benefícios são fantásticos.

Dica de livro:

7 Hábitos das pessoas altamente eficazes – traz a escuta ativa como um hábito que deve ser desenvolvido.

 

Texto: Marcela Bittencourt – Advogada & Consultora Future Minds

Deixe um Comentário