Skip to content

Tenha 80% de Resultado com Apenas 20% de Esforço

Você já ouviu falar em Princípio de Pareto ou Princípio 80/20, com ele, você é capaz de direcionar seus esforços para alcançar melhores resultados na sua vida profissional.

Esse conceito foi criado por Vilfredo de Pareto, sociólogo e economista italiano, quando e m seus estudos percebeu que, 80% das terras da Itália estavam nas mãos de 20% dos italianos. Posteriormente, constatou também que, 80% da renda de uma nação está nas mãos de 20% da população.

Extrapolando esse conceito, Pareto definiu a regra 80/20, que pode ser aplicada em tudo na nossa vida, se quisermos alcançar um objetivo.

 

Para te provar isso, dá uma olhada nos números a seguir:

  • 80% dos acidentes de trânsito são causados por 20% dos motoristas;
  • 80% da receita de uma empresa vêm de 20% dos seus clientes;
  • 80% da poluição vêm de 20% das fábricas;
  • 80% das ocasiões (pessoal e profissional) fazem as pessoas usarem 20% de suas roupas;
  • 80% das vendas representam 20% dos produtos de uma empresa;
  • 80% dos resultados de uma empresa são alcançados com 20% das ações de marketing;
  • 80% do tráfego nas redes sociais geram 20% dos posts etc.

 

Estudos mostram que essa porcentagem pode variar, mas, dificilmente, foge da proporção 80/20. Isso significa que ter foco e disciplina naquilo que, efetivamente, traz resultado, faz você produzir cada vez mais com menos.

Por isso, para ser um profissional bem-sucedido em sua carreira, experimente aplicar o Princípio de Pareto para gerir seu tempo e sua produtividade. Descubra quais são as atividades (20%) que realmente te trazem resultados (80%) e as potencialize. Você vai ver como isso aumentará a sua produtividade.

Use o Princípio 80/20 para concentrar seus esforços e, principalmente, tempo, nas ações que estão alinhadas com os seus objetivos profissionais.

Para ilustrar esse texto, clique aqui e assista a um vídeo sobre a Lei de Pareto.

Deixe um Comentário





Scroll To Top