As Transformações do Mundo na Copa 2018
Está terminando a Copa, e esse fim provoca uma observação de como as mudanças e transformações que tivemos ao longo do tempo, estão sendo refletidas nessa tão valorizada competição. É muito claro perceber como as evoluções do mundo estão sendo introduzidas e conectadas cada vez mais em todos os cenários, até mesmo no esporte.
Nessa Copa tivemos uma excelente e muito bem-vinda novidade tecnológica, que veio para agregar valor à competição e torna-la cada vez mais eficaz e justa em resultados, o “árbitro de vídeo”. Há alguns anos atrás, era quase impossível esperar que chegaríamos nesse nível de refino, que tecnologia e inovação se juntariam de maneira tão “coerente” e agregaria tanto para que os jogos fossem disputados de maneira mais rigorosa e justa.
Quem há 20 anos atrás imaginou que chegaríamos a esse nível de sofisticação? E quem duvida que na próxima Copa atingiremos níveis, que hoje ainda nem conseguimos imaginar ou dimensionar?
A certeza que fica, é que estamos sendo conduzidos a uma grande revolução, vivemos e viveremos cada vez mais uma era extremamente inovadora e tecnológica e em 2022 as competências chave como:
- Resolução de problemas complexos
- Pensamento crítico
- Criatividade
- Inteligência emocional
- Capacidade de julgamento e de decisão
- Flexibilidade cognitiva
Serão necessárias e exigidas também dos atletas, para que os mesmos tenham alta performance e bons resultados, será necessário que eles desenvolvam as habilidades e competências desse novo cenário de tecnologia.
A mudança de postura e pensamento se faz necessária e estar disposto a viver essas mudanças aprendendo, desaprendendo e reaprendendo é essencial de agora e para sempre.
Afinal que jogador no mundo imaginou há tempos atrás, que a sua mais velha atitude de se jogar no chão ou derrubar o adversário em prol de ganhar vantagem para o seu time, estaria com os dias contados?