Skip to content

O seu guia definitivo sobre plano de carreira

Como está sua atitude com a sua carreira? Plano de carreira não é mais um artigo de luxo, ele é fundamental para os tempos atuais. Clique aqui e veja o seu guia definitivo sobre plano de carreira.

Nesta série sobre Carreira ficamos durante 3 semanas falando sobre o motivo para se planejar a carreira, a importância nos tempos atuais e os benefícios de um bom bem desenhado. Agora que você entendeu a importância, chegou o momento de você saber como montar o seu plano de ação.

Vale lembrar que o plano de carreira é o que diferencia para o mercado as pessoas que estão se preparando para as oportunidades e as que estão esperando primeiro a oportunidade aparecer para depois se desenvolver.

Se você é uma das pessoas que acredita que as oportunidades surgem para quem está preparado, então você precisa ler esta matéria até o fim!

 

Tenha uma meta bem definida

 

Para começar, você precisa saber exatamente para onde quer ir com a sua carreira. Para te apoiar neste desenho, sugiro a você a leitura do meu artigo Meta SMART – A Melhor Fonte de Planejamento de Metas . Ele vai apoiar você a entender como construir uma meta inteligente e que vai te ajudar a traçar um caminho.

 

Trace uma rota

 

Agora que você já tem uma definição clara de onde quer chegar, trace pequenas metas que te ajudam a chegar na meta principal.

Por exemplo, pense como escalar uma montanha. Você precisa de uma planejamento porque ninguém chega no pico imediatamente. Existe uma rota a ser traçada e cada pequeno desafio conquistado, mais perto do topo você está.

Com a carreira não é diferente. Metas menores ajudam você a ver seus progressos e a manter sua motivação em busca do topo da montanha. Pense nisso: toda meta principal tem uma rota a ser trilhada e ela é que vai definir o sucesso da conquista da meta principal!

 

Aponte estágios de desenvolvimento

 

Para chegar ao topo da montanha, você precisa de uma série de competências desenvolvidas, não é? Para quem vai escalar, é necessário condicionamento físico, preparo psicológico, alimentos para a rota, entre outros.

Por que com a sua carreira seria diferente? Para alcançar o seu objetivo profissional, você também vai precisar se preparar. Já pensou no que você precisa se desenvolver para estar apto ao cargo ou função?

 

Estabeleça prazos

 

Agora que você já sabe tudo que precisa para se desenvolver, estabeleça prazos para colocar os planos de ação em prática. Ah, não se esqueça de a cada nova conquista atualizar seu currículo e inserir nas suas redes sociais. Esta será a melhor forma de você fazer uma propaganda sobre você para seus amigos! 😉

Deixe um Comentário





Scroll To Top