Por que planejar sua carreira vai aumentar suas chances no mercado?

Por que planejar sua carreira vai aumentar suas chances no mercado? O emprego está muito concorrido, então realizar um bom planejamento se tornou ainda mais importante para quem quer ter realização profissional.

Mas antes de escrever sobre os motivos para você criar um plano de carreira hoje, vamos primeiro entender o que é plano de carreira.

 

O que é Plano de Carreira?

 

Muitas pessoas conhecem planejamento de carreira nas empresas, mas poucos conhecem o plano de carreira pessoal. Quantas vezes você já parou este ano para alinhar seus objetivos? E nos últimos anos? Se a resposta foi raramente, então está na hora de rever seus conceitos.

Ao longo deste 1 ano e 3 meses como Coach de Carreira, tenho cruzado com diversos perfis diferentes de clientes que nunca pararam para refletir sobre a carreira e os caminhos que ela estava indo. O que isso gera é uma série de clientes insatisfeitos com as condições atuais e sem saber como mudar uma rota construída por anos.

O plano de carreira é você pensar exatamente onde você chegar com a carreira que escolheu. Você pode não saber o como fazer isso acontecer (em breve teremos um artigo sobre isso), mas você precisa ao menos saber onde quer chegar. Faz sentido? Afinal de contas, como disse sabiamente Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas:

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

 

Em busca de um propósito

 

O planejamento de carreira também vai ajudar você a pensar em quais são os objetivos de longo prazo com a sua carreira. Aqui não estou falando sobre cargos ou qual salário você quer alcançar. Na verdade fazer um planejamento para a sua carreira vai ajudar você a encontrar o verdadeiro propósito por trás da carreira que escolheu.

Aqui posso te garantir que não há nada mais gratificante do que uma carreira com significado. Saber porquê você quer um objetivo é muito mais interessante do que simplesmente pensar no como e ela que vai te ajudar a perseguir os objetivos.

Quem menciona constantemente a importância do por que é o renomado Simon Sinek e gosto demais desta frase dele. Simon Sinek comenta muito sobre esta visão para empresas, mas atinge diretamente nós quando se trata de plano de carreira.

“Trabalhar duro com algo que você não se importa se chama estresse. Trabalhar duro com alguma coisa que você ama se chama paixão”

 

Quantas vezes você já se pegou trabalhando com alguma coisa ou em um emprego somente pelo salário no final mês?

Agora se imagina neste local de trabalho até o 65 anos de idade. O que você me diz sobre essa imagem? Chocante? Triste? Vergonhosa?

É baseado nisto que o plano de carreira é essencial. Eu espero de coração que você não tenha que passar toda a sua vida trabalhando em um local que não gosta só pelo dinheiro e uma forma de garantir que isso não vai acontecer é montando um bom plano de carreira.

 

Seu currículo mais atraente

 

Como comentei no início do texto, não é mais novidade falar da crise e seus impactos e um deles, talvez o mais forte, tenha sido no emprego das pessoas.  Se no passado bastava ter um currículo pronto e uma página no LinkedIn, o desafio agora é muito maior. Agora é necessário mostrar que você é competente e está totalmente aderente às necessidade das empresas.

Mas como fazer isso se você não tem tem clareza sobre o que quer?

Por isso montar um plano de carreira tem um valor ainda mais ampliado. Ele não será somente uma fonte de planejamento futuro, o planejamento irá ajudar você a pensar o que você para o agora, em um novo emprego, promoção, transição ou qualquer outra coisa.

Como a concorrência está mais acirrada, ganha quem tem a capacidade de mostrar que se preparou para conquistar os caminhos desejados e tem claro o que deseja para o futuro.

 

E agora, preparado?

 

Agora que você sabe todos os motivos para montar o seu plano de carreira, você está preparado para começar? Se a resposta foi sim, te espero então nas próximas semanas para aprender como montar um plano de carreira igual ao dos meus clientes de Coaching e ampliar as suas chances no mercado de trabalho.

Acompanhe minha página nas próximas semanas e saiba como desenvolver um plano de carreira perfeito para você!

Deixe um Comentário