4 Dicas para você ter o controle da sua carreira e se recolocar

Com uma taxa de desemprego alta, os jornais acabam deixando quem está tentando se recolocar mais preocupados do que esperançosos. Como em qualquer situação, existem formas de superar, conquistar uma vaga e retornar ao mercado de trabalho. Hoje então você vai conhecer as 4 dicas para você ter o controle da sua carreira e se recolocar.

Tenho vários clientes de Coaching que buscam recolocação e é comum que com a quantidade de notícias na mídia exista uma certa angústia. Sendo assim, algumas dicas são importantes para aumentar as chances hoje em dia:

 

1. Equilíbrio

O equilíbrio se torna fundamental para aumentar as suas chances. Imagina que hoje várias pessoas buscam emprego e os recrutadores recebem dezenas de currículos por dia. Você não quer ser tachado de “chato do currículo” ou pessoa que “atira o CV para todos os lados”.

Ser estratégico hoje é fundamental, por isso, saber o que realmente quer e buscar as vagas nas áreas e segmentos que realmente estejam aderentes ao seu perfil. Não adianta se candidatar para muitas vagas porque não é a quantidade que vai te levar a recolocação, mas sim a qualidade como estas candidaturas estão sendo feitas.

 

2. Defina uma estratégia

 

Conseguir uma entrevista hoje vai muito além de simplesmente enviar um currículo. Os currículos padronizados para todas as vagas não funcionam mais e requer de quem busca recolocação, muito mais atenção e customização.

Dedique um tempo para mapear as empresas que você tem interesse e com base nisso, busque formas de o seu currículo (personalizado para cada empresa) chegue nas mãos de quem terá a possibilidade de te indicar para uma entrevista.

 

3. Explore seu networking

 

Sempre foi comum que as empresa valorizassem as indicações de pessoas de confiança. Isso se dá porque para se indicar uma pessoa, quem indica precisa ter certeza de que o indicado não irá prejudicar sua imagem, então nesta linha, em um cenário de muita concorrência, este fator pode ser extremamente relevante.

Sendo assim, ativar o seu networking aumenta suas chances de conseguir uma entrevista. Para que isso aconteça, anote em uma folha todas as pessoas que hoje você poderia retomar o contato e, de forma gradativa, explore a oportunidade de enviar o seu currículo para ela te ajudar.

Outra forma de conseguir ampliar o seu networking é por meio de grupos de WhatsApp, LinkedIn e Facebook. As redes sociais estão cada vez mais poderosas e dão a oportunidade de você conhecer pessoas que você teria dificuldade por outros caminhos. Explore ingressar em grupos fechados e aproveite a oportunidade para mostrar suas habilidades.

 

4. Seja relacional

 

Um estudo realizado pela Hyper Island, instituição de ensino, em 2013 mostrou que a personalidade, e não a parte técnica, é um fator determinante sobre as oportunidades de mercado de trabalho.

Segundo a pesquisa, as empresas buscam a combinação entre habilidade e flexibilidade, ou seja, são mais desejados os candidatos que demonstram capacidade de colaborar e adaptar-se rapidamente, sendo pessoas agradáveis dentro da empresa, além do conhecimento e capacidade para executar as tarefas.

Podemos ver então que, para conseguir uma oportunidade de entrevista e no momento que for realiza-la, se torna fundamental demonstrar a capacidade de se relacionar. Além disso, esta habilidade também é importante para as questões acima.

Deixe um Comentário