Skip to content

Use Design Thinking, desenvolva competências e se destaque na carreira

O Design Thinking chegou com tudo e está cada vez mais sendo comentado. Use Design Thinking, desenvolva competências e se destaque na carreira. Este é o tema deste artigo e tenho certeza que ele será de extrema importância para você!

Não vou ficar falando sobre o que é a metodologia do Design Thinking neste artigo porque você pode conhecer mais sobre o tema no meu artigo Posicione sua empresa de forma estratégica com Design Thinking.

 

Use Design Thinking, desenvolva competências e se destaque na carreira

 

Como vocês sabem, sou professora e consultora de Design Thinking e percebo a incrível diferença de postura das pessoas que vivenciam a metodologia.

Isto acontece porque muito mais que uma metodologia, o Design Thinking desenvolve uma nova maturidade profissional e um modo de pensar diferenciado por praticar muitas competências fundamentais para as organizações se manterem sustentáveis.

O mais impressionante é que as pessoas comentam que, após passar pelo processo, elas mudam a sua forma de pensar em todas as atividades e este desenvolvimento de competências tem sido o diferencial para estes profissionais. Confira abaixo que competências são estas:

 

Empatia

 

A principal postura que o Design Thinking trabalha é a de se colocar no lugar do outro.  E este é um grande desafio para as organizações, ter profissionais preocupados em entender verdadeiramente a necessidade do outro (seja este um cliente externo ou interno) e buscar formas para resolver.

 

Resolução de Problemas Complexos

 

Cada vez mais as empresas se deparam com desafios sobre como solucionar problemas complexos ou inovar de forma surpreendente. O Design Thinking tem como objetivo encontrar formas para isto. Em uma empresa, tivemos que entender como resolver o problema do check-in de uma companhia aérea em seus voos da madrugada. As filas chegavam a 3 horas de espera, levando o cliente a buscar outras companhias nas viagens seguintes.

 

Criatividade

 

Trabalhamos o pensamento criativo durante todo o processo de Design Thinking por entender que soluções trazidas da criatividade tem mais chance de alcançar e suprir as necessidades dos clientes, além de poder causar um efeito surpreendente para ele.

 

Colaboração

 

Para que as soluções sejam criativas, o trabalho com diversas pessoas se torna fundamental. Como no Design Thinking as etapas de interação são realizadas com equipes multidisciplinares, os profissionais aprendem a estimular mais a colaboração e aprender a ouvir o outro, competência essencial nos tempos atuais.

 

Tomada de decisão

 

Como mencionado acima, o processo exige interação entre as pessoas e como parte deste processo, se faz necessário saber expor a sua ideia para o grupo, bem como decidir, entre todas as ideias, quais serão utilizadas e quais serão descartadas.

 

Muito além do Design Thinking

 

Você deve ter percebido que as competências mencionadas são importantes para o processo de Design Thinking, mas elas vão muito além. Uma vez que os profissionais a desenvolvem, estas passam a fazer parte da forma como atuam em todas as situações profissionais e até mesmo pessoais.

Sendo assim, aprender e aplicar o Design Thinking desenvolve estas e outras competências que são tão requisitadas no mercado de trabalho. Segundo o Fórum Econômico Mundial de Davos, em 2020 algumas competências serão essenciais para os profissionais e várias delas são desenvolvidas com o Design Thinking.

 

 

Curso Aberto Design Thinking no Rio de Janeiro

Acesse o link abaixo e saiba mais sobre o próximo curso aberto Inove com Design Thinking que será realizado em Maio no Rio de Janeiro.

https://lnkd.in/eQBDZDj

Deixe um Comentário





Scroll To Top