O que é Educação Corporativa e como torná-la estratégica

Em períodos difíceis as empresas tendem a cortar investimentos em treinamento por considerar esta uma despesa e não um investimento com resultados. O que é Educação Corporativa e como torná-la estratégica é o novo desafio do RH.

A Educação Corporativa tem um papel de destaque importante na estrutura de RH, uma vez que ela se torna uma áreas com maior responsabilidade de perpetuar a cultura e desenvolver os talentos, mas se não for bem desenhada, pode gerar muita dor de cabeça.

 

Educação Corporativa

 

Muito já foi falado sobre Educação Corporativa, mas aqui prefiro  não me estender muito. A Educação Corporativa é todo processo existente nas empresas para desenvolver os funcionários nas competências técnicas e comportamentais necessárias para a empresa alcançar a performance esperada. E é aí que alguns RHs entram em algumas armadilhas.

 

Entender o que a empresa precisa

 

Trabalhei em várias empresas nas quais o RH acreditava saber o que a empresa precisava em termos de desenvolvimento de funcionários. O que acontecia era que os programas desenhados (como por exemplo trainee, liderança, etc.) tinham pouca sinergia com a necessidade do negócio.

Então como primeiro ponto em Educação Corporativa é buscar o máximo de informações sobre o negócio e como a Educação Corporativa pode apoiar a desenvolver uma cultura de aprendizagem dentro das organizações e não apenas ações pontuais de treinamento.

 

Falar a linguagem adequada

 

Eu sei que aprendemos vários termos técnicos de RH, mas não são eles que farão a gente mostrar que somos capazes de fazer a diferença para a organização. Por isso, cabe a nós alinhar a nossa comunicação ao negócio e por isso, dedique um tempo estudando alguns termos menos familiares para o RH, mas que possam ajudar na criação de um discurso mais próximo da realidade do ouvinte.

Se você for a uma palestra de medicina, certamente você não irá entender alguns pontos levantados. Aqui funciona da mesma forma: alguns termos são conhecidos na nossa formação acadêmica, mas são desconhecidos para um Diretor. Cabe a você saber alinhar a sua linguagem para facilitar o entendimento.

 

 Apresente as melhores alternativas

 

Agora que você entende a necessidade da empresa e está com a linguagem alinhada ao negócio, está na hora de buscar as melhores alternativas. Para isso, vale a pena avaliar quais alternativas você possui para facilitar o processo de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, estimular a cultura de aprendizagem. Ela irá garantir que as ações se perpetuem em trocas de conhecimento e experiência no dia a dia, garantindo a efetividade.

Para que você consiga apresentar a melhor alternativa, é importante conhecer todas as metodologias possíveis, principalmente as atuais. Mostrar que você conhece o que há de novo mostra que você tem uma preocupação em se manter atualizado e acompanhar os avanços na área.

 

Se atualize

 

Se você quer apresentar uma postura diferenciada, é importante que você esteja constantemente se atualizando e em busca de uma posição mais estratégica. Tenho uma dica para você! Em maio a Nexialistas Consultores vai iniciar a Formação de Consultor em Treinamento & Desenvolvimento no Rio de Janeiro e é uma excelente oportunidade para você desenvolver um perfil estratégico e diferenciado para as empresas.

Se interessou? Mande agora um e-mail para mim que envio mais informações na sequência!

Deixe um Comentário