Skip to content

Monte um plano de desenvolvimento individual arrebatador

Muitas pessoas querem crescer profissionalmente mas não sabem como fazer. Monte um plano de desenvolvimento individual arrebatador e destaque-se! Mas o que seria isso?

Plano de desenvolvimento individual é um termo que posso considerar técnico para quem é de Recursos Humanos. Na maioria das empresas, uma vez por ano ocorre o período de avaliação de desempenho e nele, seu gestor é responsável por avaliar sua performance ao longo do ano e pontuar o que ele observa de positivo e o que precisa ser desenvolvido em você.

Nas empresas em que este processo acontece, o gestor precisa inserir também o que você precisa fazer para conseguir melhorar e eventualmente, até ser promovido. Isso é o que chamamos de plano de desenvolvimento individual ou, para os íntimos, PDI!

 

O que pode ser considerado um PDI?

 

PDI pode ser qualquer necessidade de desenvolvimento individual que poderá ajudar na sua carreira. Nele podem estar questões técnicas ou comportamentais. Por exemplo, se você acredita que ter conhecimentos avançados em excel é importante para as vagas que você tem interesse em trabalhar, então você precisa montar um plano para aprender e se tornar avançado nesta ferramenta.

Por outro lado, se você é tímido e deseja trabalhar na área de RH, saber se relacionar sem inibição é uma competência fundamental. Então, inserir na sua rotina ações que desenvolvam esta facilidade de relacionamento é fundamental.

O importante aqui é pensar que para um PDI efetivo, é importante ter questões técnicas e comportamentais para serem desenvolvidas. Isso porque em qualquer carreira, você precisa ter o conhecimento técnico da área, mas hoje nos relacionamos com pessoas, então as competências comportamentais (relacionamento interpessoal, negociação, comunicação, liderança, entre outros) se tornam fundamentais para o nosso crescimento profissional.

 

O que precisa existir em um PDI?

 

O PDI é como se fosse um plano de ação em prol da sua carreira, então, pensando assim, ele pode ser de diversas formas. Você pode contemplar nele livros, assinatura de revistas, vídeos, participação em reuniões da empresa ou em grupos de WhatsApp, você pode ter que trocar experiências com alguma empresa diferente da sua e pode ter também os tão conhecidos treinamentos, cursos livres e até mesmo MBA.

O importante neste processo é garantir que você tenha uma diversidade de opções para que você se exponha aos diversos meios para se desenvolver.

 

Como montar um PDI

 

Primeiramente, você precisa fazer um exercício de pesquisar exatamente o que você busca para a sua carreira. Onde você quer chegar? Em quanto tempo? Estas informações são o início deste norte.  Leia descrições de vagas que você tem interesse em trabalha e observe o que estão pedindo de conhecimento, já ajuda bastante.

Se você está em uma empresa e que crescer lá dentro, chame o seu gestor para conversar e peça para que ele te diga o que você precisa desenvolver de conhecimento para ter uma carreira de sucesso dentro da empresa.

Agora que você tem estas informações, chegou a hora de pesquisar o que você pode ter ao seu alcance para se desenvolver. Busque mesclar ações teóricas (cursos, livros, vídeos), ações de relacionamento (grupos, conversas) e ações “mão na massa” (ensinar alguém, escrever um resumo, praticar no dia a dia). Desta forma você será capaz de potencializar a absorção do conhecimento e vai se desenvolver mais rápido.

Deixe um Comentário





Scroll To Top