3 Motivos que estão atrapalhando você a ter um bom desempenho

É um dia ensolarado, você está pronto para ir ao emprego que conquistou há 4 meses na empresa que tanto sonhou. Só que tem um problema, uma voz interior fala para você que seu desempenho não está como o esperado e você agora, ao invés de estar feliz com a nova oportunidade, está com medo de não ser bom o suficiente para a vaga.

Por você ter pouco tempo de empresa e perceber que seu desempenho não está dos melhores, você tem medo de marcar um horário com o seu gestor para conversar. Vai que esta conversa acabe antecipando algum feedback negativo, não é mesmo? Então todos os dias você caminha para o trabalho com a incerteza do que irá acontecer.

Isso já aconteceu com você? Você pode ter meses ou mesmo anos de empresa, esta insegurança quando o seu desempenho não está bom é sempre o mesmo! Muitas pessoas se sentem assim e não sabem como agir para mudar este cenário e foi isso que me motivou a escrever o artigo desta semana! Existem alguns motivos que podem contribuir com o seu mau desempenho, então confira aqui algumas dicas:

Falta de alinhamento

 

Se você participou de uma entrevista na qual comentaram quais eram suas atividades ou já está no cargo há algum tempo, é normal que você acredite saber o que a empresa e o seu gestor esperam de você. Não caia nesta armadilha!

Por mais que as pessoas tenham falado qual é a sua atribuição, cada gestor tem um jeito de trabalhar e você precisa se adequar ao jeito que ele atua. Às vezes o RH também pode achar que a área precisa de um profissional com uma característica, mas na verdade precisa de outra. Este é o primeiro erro de muitas pessoas, então, tente não pensar que é óbvio o que esperam de você e alinhe como esperam que você trabalhe e quais são os resultados esperados.

 

Conhecer somente a sua área

 

Outro ponto que acontece muito são as pessoas entrarem na empresa e se tornarem especialistas da área que atuam. Normalmente o que se escuta é que a falta de tempo não permite ir em outras áreas para conhecer o outro lado da atividade.

Não preciso comentar sobre a velocidade das informações atualmente porque você vive isso! Então vamos pensar sobre as consequências que isto traz para a empresa. Informações mais rápidas diminuem o tempo da concorrência copiar o que sua empresa faz e, especialmente no Brasil, nossas empresas são prestadoras de serviços. Isso significa que nossos negócios dependem muito da inteligência de quem está dentro da empresa.

Agora me diz: como alguém pode pensar em novas propostas de valor para a empresa só conhecendo sua área?

 

Achar que seu chefe não gosta de você

 

Vejo muitas pessoas trazendo o seguinte argumento: eu faço bem o meu trabalho, mas o meu chefe não gosta de mim, por isso implica com as minhas entregas. Esse pensamento gera nas empresas a sensação de que não adianta fazer muita coisa porque o gestor não vai mudar e aí, ao invés de você pensar em ter uma atitude diferente e superar esse sentimento, você acaba ficando cada vez mais retraído e inseguro, o que reflete diretamente no seu desempenho.

 

Tudo isso é muito comum de acontecer, seja entre pessoas com pouca experiência ou muita experiência, recém chegado na empresa ou com muito tempo. A insegurança sobre o desempenho pode ser um fator que limita o nosso potencial de entrega e por isso é importante que ele seja superado.

Para conhecer um pouco mais sobre como reverter este quadro e se destacar, leia o meu artigo Não deixe o medo atrapalhar você a se destacar no novo emprego! Também convido você a ler o artigo que escrevi sobre Desenvolva as competências que as empresas mais admiram para entender quais competências as empresas querem que você tenha!

Gostou do artigo? Então assine o meu mailing aqui ao lado direito e receba conteúdos exclusivos por e-mail!

 

Deixe um Comentário