O que impede você a pedir feedback ao seu gestor?

O que impede você a pedir feedback ao seu gestor? Lancei uma pergunta no meu Instagram estes dias e ela era a seguinte: você pergunta ao seu gestor como está o seu desempenho? E para a minha surpresa, grande parte das pessoas comentou que não pergunta e que acreditam que esta seja uma atribuição na qual o gestor deva se preocupar.

Realmente concordo que este é um item que está presente nas atribuições do gestor, mas concordo também com o que muitos disseram: esta é uma atribuição que muitos gestores não praticam. Acabamos nos deparando em várias empresas com equipes que não sabem se estão desempenhando o papel como o esperado, e isto naturalmente gera uma ansiedade e uma sensação de estar perdido. Não é mesmo?

Então, sabendo que esta atribuição é do gestor, mas que nem sempre ele faz, o que te impede de ir atrás desta informação e você solicitar um feedback? Talvez uma certa preocupação de como será interpretado? Então veja como você pode fazer isso sem parecer ansiedade ou tentativa de ser elogiado.

 

O que é um feedback?

 

Segundo o dicionário, feedback signifca retorno, resposta, crítica, análise crítica. Ou seja, por conta desta tradução, muitas pessoas associaram esta palavra a algo negativo. Se meu gestor chamar para conversar, significa que ele está querendo chamar a minha atenção negativamente.

Na verdade feedback no mundo corporativo significa dar um retorno sobre como está o seu desempenho sobre determinada tarefa ou atividade que você contratado para fazer. É uma forma de sabermos se a forma como estamos trabalhando está alinhada com as expectativas do nosso gestor e, se necessário, descobrir o que precisa ser melhorado.

Para que ele seja correto, o feedback ocorre em uma sala na qual só estejam você e o seu gestor, assim vocês se sentem a vontade para conversar e falar com sinceridade o que pensam.

Normalmente nas empresas ele ocorre 1 ou 2 vezes por ano, junto com os momentos de final de ano e meio do ano, quando a empresa aproveita para ver como está o andamento das metas. O que acontece com este período é que, se você entrar na empresa nestas épocas, é provável que só receberá um feedback 6 meses ou até mesmo 1 ano depois. E é aí que está o problema.

Em algumas empresas, novos funcionários só começam a participar do processo de avaliação de desempenho depois de 1 ano, então se você estiver esperando este momento formal, pode ser que você só o tenha depois de 1 ano!

Minha reflexão para você é: com todas as atribuições de um gestor, você acha que ele vai lembrar de te dar feedback sobre o seu trabalho antes de um período formal da empresa?

Se o seu gestor é daqueles que mesmo que nem nos momentos formais faz o feedback, cabe a você procurar este informação. Lembre do seguinte: saber o que ele acha do seu trabalho pode te ajudar a melhorar alguns pontos e ressaltar outros, então isto é bom para você como profissional e vai te ajudar a crescer, então veja como importante para você ao invés de ver como uma atribuição do gestor, que cabe somente a ele se preocupar.

 

Qual é a importância do feedback?

 

O feedback é uma ótima ferramenta que você tem para conversar com o seu gestor e ouvir dele o que ele pensa sobre o seu trabalho, então não tenha medo em passar por isto! Vejo muitas pessoas perdendo oportunidade de falar o que pensam e de alinhar sua forma de trabalho só porque não querem procurar o gestor.

É uma pena ver isso acontecer porque já vi pessoas sendo consideradas abaixo do esperado em performance somente porque não tiveram coragem de conversar com seu gestor. Então se você é dessas pessoas, pense o seguinte: o que você perde pedindo um feedback? E o que você ganha fazendo isso? Depois avalie os dois!

 

Como pedir feedback ao seu gestor?

 

Muitas pessoas durante o processo de Coaching mostram interesse em pedir um feedback ao gestor, mas não sabem como fazer. Então vamos a algumas dicas:

 

Se você entrou na empresa há pouco tempo

 

Se você acabou de entrar na empresa, este é o momento ideal! Aproveite este primeiro contato com o seu gestor e alinhe quais são as expectativas que ele tem com o seu trabalho, como funciona o dia a dia da empresa e como a sua entrada pode contribuir para os resultados da empresa. Este é um caminho para você saber como esperam que você desempenhe o trabalho e também ajuda você a criar mais proximidade com o seu gestor.

Espere completar 1 mês de empresa para pedir o primeiro feedback. Esta oportunidade é ótima porque você ainda tem pouco tempo de empresa e pode ajustar a sua forma de trabalho para ficar aderente a forma da empresa.

 

Se você já é funcionário

 

É normal que algumas pessoas se sintam mais constrangidas de procurar o gestor quando já têm muito tempo de empresa, só que esta postura “amedrontada” pode prejudicar e muito o seu desempenho. Mostrar que você está interessado em saber o que pensam de você demonstra interesse em progredir na carreira e desempenhar um papel. Então se veem desta forma, qual é o problema em pedir um feedback?

Como neste caso você já tem mais tempo de empresa, alinhe este pedido com algum acontecimento: uma entrega de relatório ou alinhamento de estratégia anual ou até mesmo uma simples reunião de rotina. O discurso aqui deve ser voltado para reciclagem e melhoria de performance!

 

Agora que você já sabe como conduzir, está esperando o que? Comece agora a quebrar esse medo! Este artigo faz parte da minha série Gerenciando sua Carreira, que comecei em janeiro, e tem como objetivo ajudar você a trilhar um caminho de sucesso na sua carreira.

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