Skip to content

Solucione problemas dos seus clientes e inove na sua empresa

É comum que a grande maioria das empresas tenha o pensamento de que somente os cargos mais altos são capazes de trazer soluções para problemas e inovar. Mas afinal, será que isso é realmente certo? Solucione problemas e inove na sua empresa, independentemente do cargo, é o que toda empresa precisa.

 

Solucione problemas e inove

 

A maioria das empresas espera que seus funcionários sejam capazes de resolver os problemas dos clientes, encantar e inovar. E você, que quer crescer na carreira, quer ser esta pessoa que consegue ajudar e pensar em melhorias para a sua empresa, não é mesmo?

Este cenário é bem comum, mas ele vai de encontro com as estruturas organizacionais nas quais criar estratégias para apoiar o cliente é uma atribuição de cargos de gestão. Pensar em solução de problemas e inovação se tornou uma atribuição dos cargos gerenciais e diretores por um motivo.

As estruturas organizacionais foram desenhadas no modelo tradicional de economia. A medida que a pessoa melhora seu desempenho no trabalho, ela é reconhecida e promovida a cargos mais altos.

Neste raciocínio, quem está mais alto é mais capaz de enxergar os problemas e oportunidades melhorias, portanto, são mais capazes de resolver os necessidades do cliente e inovar. Esta hierarquia, por muito tempo inibiu que qualquer funcionário se sentisse apto a pensar no cliente e trazer inovações para a organização.

Com o mundo VUCA, as empresas estão mudando a sua forma de pensar e, consequentemente, precisam de funcionários que apoiem nesta transição de mindset.

 

O que é Mundo VUCA?

 

Este termo foi criado pelo Exército dos EUA no final dos anos 90. Por conta dos ataques terroristas, o Exército precisou reaprender a sua forma de comunicação e tomada de decisão, tornando-a mais dinâmica. Foi desta forma que adaptaram suas estruturas para responder aos chamados na velocidade necessária. Aqui no Brasil adaptamos o nome para Mundo VICA e cada letra significa uma palavra e abaixo segue a descrição:

Volátil

Incerto

Complexo

Ambíguo
Com esta definição, podemos perceber que grandes empresas perdem a chance de ouvir, de todos os níveis da empresa, o que acontece com os clientes e o que pode ser mudadoSe o mundo atual é tão dinâmico, solucionar problemas, propor melhorias e inovar deve ser uma atribuição de todos em uma empresa que quer se manter competitiva.

 

Solucione problemas e inove: é possível para todos!


Acreditar que somente a gestão da empresa tem esta capacidade de refletir e trazer soluções faz a empresa perder tempo. Muitas vezes, a solução soa de forma latente para quem convive diariamente com o cliente e percebe as oportunidades de melhoria.

Sua empresa apoia todos os funcionários a pensar de forma criativa, inovadora e que atenda a necessidade do cliente?

Uma história famosa sobre como solucionar problemas e inovar é uma competência que todos podem ter, é conhecida no meio empresarial. Uma empresa que vendia pasta de dente, durante anos teve problemas com embalagens que iam para as farmácias sem o produto.

Para solucionar a questão, uma equipe de gestores foi acionada, junto a uma consultoria de mercado, para pensarem em um equipamento que retirasse as embalagens vazias. Foram meses de análise e posterior investimento altíssimo nesta máquina.

Meses depois, sem nenhum incidente, a Diretoria da empresa foi até a fábrica para ver a máquina em operação. Para a surpresa deles, descobriram que, por não funcionar direito, esta foi desligada pela equipe operacional e no lugar dela foi colocado um ventilador em frente a esteira de empacotamento. Desta forma, todas as caixas vazias eram empurradas para fora.

Neste mundo VICA, sua empresa quer se posicionar de que forma? Acredito que a resposta seja como líder de mercado e estratégica. Como ela pode estimular a criatividade e inovação da equipe de forma eficaz?

 

Como gerar este estímulo nos funcionários corretamente?

 

Utilizar as ferramentas corretas para tornar a empresa mais estratégica e dinâmica requer o desenvolvimento de competências chave. Se você quer uma equipe com a capacidade de resolver problemas e inovar, é importante que estes saibam como fazer da maneira correta.

A melhor forma de conquistar este espaço é desenvolver a capacidade de entender a fundo a necessidade do cliente. Com esta informação em mãos, a equipe terá elementos que de fato apoiem nas opções para solucionar o problema e, consequentemente inovar.

O Design Thinking é a metodologia que está crescendo no cenário empresarial como a “caixa de ferramentas” para desenvolver este olhar criterioso em todos os funcionários. Se as empresas precisam inovar e solucionar os problemas dos clientes para acompanhar o mundo VICA, o Design Thinking é o caminho que devem seguir.

Ficou curioso? Então click no link e inscreva-se no próximo curso Inove com Design Thinking.

https://www.futureminds.com.br/siteantigo/inove-com-design-thinking/

Deixe um Comentário





Scroll To Top