Desenvolva as competências que as empresas mais admiram

Quando estamos em uma empresa, principalmente se é um novo emprego, é normal que o sentimento de perdido tome conta. E 07

Primeiramente é importante entender o que são competências. Se você ainda não entende bem sobre o que são competências, pare agora e leia o artigo sobre o tema clicando aqui.

Vale ressaltar que cada empresa tem a sua cultura e seus valores e este será sempre um fator a ser considerado para que possamos entender quais competências são relevantes. Mas mesmo com toda a diferença de cultura que as organizações possam ter, algumas competências são unânimes e são nestas que você deve focar para ter um desempenho acima do esperado.

Normalmente são citadas as competências necessárias para cargos de gestão, mas pouco se fala das competências necessárias para um nível de estagiário e analista. Então o que acaba acontecendo, muitas vezes, é ter uma equipe neste nível mais perdida.

Então seguem algumas competências importantes e que ajudarão você a se destacar. Todas as competências que estão citadas são universais para todos os cargos, então se você é um estagiário, analista ou gerente, estas competências ajudarão você a mostrar um diferencial e potencial crescimento.

 

 

Principais competências

 

Proatividade – este é um tema óbvio, mas poucas pessoas não se atentam. Ser proativo não significa fazer as coisas sem alinhamento prévio, mas sim, observar o dia a dia e perceber melhorias. Então seja mais atento às oportunidades de melhorias em processos

 

Ownership – esta competência é bem relevante para todos os cargos. É a capacidade de você ter um olhar para a empresa que chamamos de amor de dono. Ou seja, é a capacidade de enxergar oportunidades de negócios e saber utilizar os recursos da empresa com inteligência e preocupação com a economia inteligente.

 

Autodesenvolvimento – se tem uma coisa que qualquer gestor detesta ouvir é a famosa desculpa: estou esperando a empresa pagar um curso para mim para que eu possa me desenvolver em tal assunto. O desenvolvimento da sua carreira é uma responsabilidade sua acima de tudo.

A empresa pode se preocupar em desenvolver você, mas lembre-se que todo investimento em conhecimento é algo que agrega na sua carreira, acima de tudo. Busque cursos, leituras e o que mais for interessante para você se manter atualizado. Se quiser conhecer mais sobre como fazer isto de forma assertiva, leia o meu artigo Por que e como investir no autodesenvolvimento de forma efetiva?

 

Colaboração – também conhecida como trabalho em equipe, esta competência é universal para todos os cargos porque mostra a capacidade de você se relacionar e cooperar para todas as áreas da empresa se destaquem. Colaborar é a capacidade de ajudar as pessoas da empresa, sejam elas da sua equipe ou de outras equipes.

Vale ressaltar que não significa que você deve parar a sua atividade ou atrasar uma entrega sua. Se você puder conciliar as atividades e mostrar esta disponibilidade, você vai apresentar uma preocupação em garantir resultado. Isso pode ser feito com o seu gestor, pares e outras áreas.

 

Influência – outra competência já citada anteriormente nos meus artigos, a influência é a capacidade de você conseguir demonstrar os benefícios da sua ideia e conseguir a adesão de quem ouve. Esta competência é relevante porque todos nós somos negociadores durante todo o nosso dia e ser capaz de influenciar pessoas significa a capacidade de você conseguir apoio para as estratégias da sua área.

 

Curtiu esta lista de competências e agora quer saber como desenvolvê-las? É aí que o Coaching é tão poderoso!  Leia o meu artigo 3 principais razões para você fazer Coaching de Carreira agora e saiba mais!

Este é um artigo que faz parte da série Sucesso na Carreira. Conto com a sua sugestão sobre temas que você queira saber mais, assim eu posso escrever um artigo especial!

Deixe um Comentário