Não deixe o medo atrapalhar você a se destacar no novo emprego

Fiz uma enquete nas minhas redes sociais e descobri que muitas pessoas demonstram preocupação a iniciar um novo emprego. Por isso o tema de hoje é para que não deixe o medo atrapalhar você a se destacar no novo emprego.

Primeiro ponto que devemos destacar é que a maioria das pessoas sente medo do novo. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto, no Canadá, revelou que o desconhecido pode gerar ansiedade e a preocupação de que isto se torne uma notícia ruim. Pois é, se você se sentia sozinho nesta, fique tranquilo! Sentir medo do desconhecido é mais normal do que parece.

Por mais que você tenha feito o processo seletivo e foi capaz de conquistar a vaga, você ainda não sabe como será o dia a dia e isso naturalmente causa um desconforto. O importante é não se deixar abater por este sentimento e ele acabar limitando o seu potencial de se destacar no novo emprego.

Em todos os processos de Coaching, sempre repito a seguinte informação: Coaching não é para arrumar qualquer emprego, e sim para conquistar aquela vaga desejada que vai levar você a sua realização profissional e vai fazer você, daqui a muitos anos, se orgulhar da trajetória que seguiu!

 

Pensando nisso, para evitar que a ansiedade atrapalhe você, faça a seguinte reflexão:

Como eu quero ser reconhecido nesta nova empresa?

 

Esta pergunta já vai ajudar você a refletir sobre qual legado você pretende deixar na empresa e, consequentemente, vai apoiar você a pensar menos no medo e mais no seu potencial! Agora vamos a algumas dicas importantes que podem ajudar você a rapidamente sair do medo e se destacar no novo emprego!

Alinhe expectativas

 

O fato de você ter passado na entrevista por sua competências e, no momento dela, terem explicado as atividades, não significa que você sabe exatamente o que esperam de você. Assim que você começar em uma nova empresa é importante que você agende uma reunião, ainda na primeira semana ou o mais perto dela, com o seu gestor, para entender quais são as expectativas que ele tem com a sua chegada.

 

Entenda processos e atividades

 

Agora que você já sabe o que esperam da sua atuação, está na hora de entender como são os processos da empresa e as atividades. Para isso, aproveite o início para dedicar um tempo para ler os procedimentos internos da sua área e áreas relacionadas. Busque com quem já atua na área como as atividades são executadas e monte um processo que auxilie você a entender a rotina do departamento.
Desta forma, você será capaz de cruzar as informações passadas pelo o seu gestor sobre as expectativas que ele tem com o seu cargo e as atividades que são executadas. Você, inclusive, poderá ver aqui como você pode surpreender positivamente o seu gestor!

 

Observe o ambiente

 

Este é um ponto que vejo poucas pessoas fazendo. Quando entramos em um novo trabalho, já chegamos querendo mostrar a que viemos e sair direto para a execução das atividades. A questão é que você deixa de avaliar o que realmente é importante na empresa e parte para as atividades sem antes entender como elas realmente são realizadas.

As chances de você errar serão maiores se você seguir este caminho. Mantenha a calma e tenha a certeza que seguir os passos anteriores te dará mais segurança para atuar e você saberá exatamente como esperam que você realize o seu trabalho.

Além disso, aproveite que você ainda é novo na empresa e dedique-se a entender o ambiente. Como são as rotinas da empresa? Que horas as pessoas chegam? Que horas saem? Elas fazem pausas durante o dia? Como se relacionam? Qual é a forma como se vestem, formal ou informal?

Estas informações vão ajudar você a conhecer como as pessoas agem na empresa e como você pode se inserir nela. Cuidado: podem existir grupos de fofoca ou de pessoas que criticam a empresa. Evite conviver com estas pessoas ou você pode ser visto como o novo funcionário que já está na panelinha dos “oh vida, oh azar”.

 

Agende conversas informais com pessoas chave

 

Outro erro comum é que, agora que você já conhece processos, alinhou expectativas e observou ambiente, você fique focado no seu departamento ao invés de conversar com as pessoas que podem contribuir com expectativas sobre a sua posição.

Sendo assim, aproveite este período de adaptação para agendar algumas conversas com pessoas relevantes e que podem ajudar você a se destacar na atuação. Converse com elas sobre qual é a visão que elas têm sobre a sua área e como você pode contribuir para que a imagem seja melhor (ainda)!

 

Faça o exercício da empatia

 

Nenhuma empresa será perfeita e é natural que, ao conversar com pessoas da empresa, algumas demonstrem desânimo e prefiram apontar os itens negativos ao invés dos positivos.
Cuidado para você não entrar na onda destas pessoas e desanimar! Cada pessoa tem uma história e esta influencia como vemos os fatos. Procure ouvir e entender o seu ponto de vista, mas não se envolva emocionalmente com fatos negativos. Aproveite este olhar para identificar oportunidades em que você pode fazer diferente e se tornar um elo forte para esta pessoa.

 

Apresente suas observações

 

Agora que você ouviu várias pessoas e conhece melhor o dia a dia da empresa, está na hora de apresentar as suas observações para o seu gestor. Faça uma apresentação (bonita) com tudo o que você observou, pontos levantados nas suas conversas, e como você, na sua função, pode contribuir efetivamente para a área.

Aqui você pode inclusive cruzar a expectativa do seu gestor com as informações apontadas para que ele entenda a sua linha de raciocínio e veja como você pode ir além do que ele espera de você!
Quer se destacar no novo emprego? Então siga estas dicas e entre de cabeça em querer fazer a diferença! Não adianta cumprir todas as etapas acima e acomodar, não é mesmo? Comece com toda a energia possível e o sucesso é garantido.

Deixe um Comentário