Como se preparar de forma eficaz para o Processo Seletivo

Como se preparar de forma eficaz para o Processo Seletivo? Esta é a pergunta que muitas pessoas fazem e que é o nosso tema desta semana. Se preparar para as possíveis etapas é tão importante quanto montar um bom currículo. Dependendo do perfil da empresa o processo pode ter diversas etapas e você precisa se destacar em todas elas para seguir até a aprovação final.

 

As etapas do processo seletivo

 

Cada empresa pode estabelecer um número de etapas para o processo seletivo e o objetivo principal é diminuir os riscos da contratação, ou seja, tentar garantir que o selecionado é realmente a pessoa mais indicada e que fará a diferença para a organização.

Se você está em busca de um emprego, é importante ressaltar alguns motivos que levam a uma empresa buscar um profissional no mercado. Segundo Milkovich e Boudreau (2000), uma das vantagens do processo seletivo externo é a entrada de “sangue novo” e novas experiências para a empresa. Ou seja, ao realizar o processo seletivo, a empresa tem como objetivo trazer pessoas que poderão agregar com as experiências prévias no cenário da organização.

Outro ponto é que, pessoas externas, podem ter no currículo mais treinamento e desenvolvimento, seja ele realizado por outras empresas ou pelos próprios candidatos. Pensando desta forma, a empresa tem a oportunidade de usufruir de imediato os conhecimentos adquiridos pela pessoa, o que diminui os custos extras com treinamento. Esta tática, inclusive, pode permitir a empresa pagar salários melhores.

Trazer pessoas de fora gera uma expectativa, também, de que esta pessoa trará novas idéias, formas diferenciadas de resolução dos problemas internos, além de gerar a oportunidade de rever a maneira pelo qual os assuntos estão sendo conduzidos na empresa, mantendo a empresa mais atualizada com o ambiente externo e com o que ocorre em outras empresas.

Sendo assim, segue abaixo algumas etapas possíveis:

  1. Prova teórica
  2. Análise de perfil comportamental
  3. Prova prática
  4. Raciocínio lógico
  5. Teste de inglês (escrito ou oral)
  6. Dinâmicas de grupo
  7. Entrevistas coletivas
  8. Entrevistas individuais

 

Como se destacar?

 

Entendendo o objetivo de um processo seletivo, é importante verificar como você pode se destacar dos demais participantes! Para se destacar, alguns pontos são importantes para se preparar:

 

Descubra as etapas do processo: não tenha vergonha de perguntar sobre as etapas e prazos do processo. Fica mais fácil você se preparar com antecedência do que descobrir, em cima do prazo, uma etapa do processo, principalmente se esta exigir algum trabalho e horas de dedicação

Investigue a empresa: como falei acima, as empresas buscam perfis que irão agregar ao negócio. Se você mostrar que você conhece a realidade da empresa e que pode contribuir positivamente, as chances de ser aprovado aumentam.

Treine seu inglês: em muitas empresas o idioma é um fator decisivo e algumas não mencionam esta etapa do processo, simplesmente solicitar que a entrevista mude de idioma. Sendo assim, se preparar para esta etapa é crucial para garantir que você não seja desclassificado por conta do inglês enferrujado. Hoje existem vários aplicativos que podem auxiliar.

Estude os temas da sua área: para todas as etapas do processo, se mostrar antenado pode ser um destaque em relação a outros candidatos. Estudar pode te ajudar no caso de a empresa exigir uma etapa de prova teórica, e também poderá te ajudar a falar sobre as últimas tendências na sua área. Apresentar um perfil antenado com o que está sendo falado no mercado e tendências de futuro mostra a sua preocupação em se manter atualizado.

Prepare uma apresentação pessoal: ela poderá ser usada no momento da entrevista, na prova prática ou até mesmo em alguma dinâmica de grupo. Pense em uma apresentação breve, de no máximo 3 minutos, que defina quem é você profissionalmente falando. Este exercício prévio vai ajudar você a preparar um discurso impactante sobre a sua trajetória, destacando os pontos principais, que farão você ser um destaque frente aos demais candidatos.

 

O artigo de hoje faz parte da série Ser Destaque no Mundo Corporativo. Para ler os outros artigos, clique nos links abaixo e deixe o seu comentário. Vou ficar extremamente feliz com a sua contribuição!

Deixe um Comentário