Mitos e verdades para sair bem na entrevista de emprego

O momento da entrevista é sempre um desafio a ser superado e como sair bem nesta fase é crucial para conseguir uma vaga de emprego, é normal que algumas pessoas se sintam nervosas. Para que o recrutador goste do seu perfil, é importante sempre ser honesto sobre as suas experiências e no seu currículo, para não perder uma oportunidade e ainda se queimar entre os recrutadores.

 

As dicas que comentei no meu artigo Como ter um currículo atraente para conquistar a vaga dos sonhos também servem para o momento da entrevista. Vale ressaltar também que a entrevista é um complemento do currículo e, portanto, você deve apresentar informações adicionais sobre a sua trajetória profissional.

Seguem abaixo alguns mitos e verdades sobre o momento da entrevista e como sair bem dela!

 

Mito 1 – só fale o que o recrutador perguntar

 

Recrutadores gostam de pessoas que se prepararam para a entrevista, então estude as atribuições da vaga que você procura, veja quais delas você tem experiência, e trace uma linha do tempo sobre a sua carreira que esteja compatível com o que a vaga pede.

Mito 2 – coloque inglês no currículo mas não se arrisque na entrevista

 

Aceite a entrevista em inglês, mesmo que o mesmo esteja enferrujado. Muitas pessoas acham que é melhor não se expor com medo de que isso seja negativo para a imagem. Porém, se você colocou que sabe falar inglês, mas hora da entrevista foge do teste, o recrutador pode entender que você sequer sabe falar o idioma e isto pode ser mais prejudicial do que mostrar alguma fragilidade com a parte oral.

Mito 3 – falar somente o que está escrito no currículo

 

O recrutador quer ouvir uma história. Tudo que você vivenciou na sua carreira tem uma história por trás, seja ela com as motivações que te levaram às experiências, sejam informações adicionais sobre os itens do currículo. O importante é entender que o recrutador já leu o seu currículo e, se ele achou interessante, é porque ele está em busca de mais informações que colaborem para a escolha de você para a vaga.

Mito 4 – fale somente sobre as suas atribuições

O momento da entrevista é a oportunidade que você tem para mostrar o seu entendimento sobre as empresas que trabalhou, ou como chamamos, a famosa visão sistêmica. Candidatos que demonstram saber sobre a história da empresa, suas estratégias, e onde o seu trabalho apoia na estratégia, têm mais chances de sucesso.
É comum os candidatos conhecerem somente sobre as atividades e pouco sobre o resultado delas para o negócio. Quem apresenta esta competência é visto como mais colaborativo para os negócios que os demais.

Deixe um Comentário