Como ter um currículo atraente para conquistar a vaga dos sonhos

Você sente ou já sentiu alguma dificuldade para escrever o seu currículo? Apesar de muitas histórias para contar, você tem a sensação de que escrever do jeito que aconteceu pode parecer arrogante? Ou você é aquela pessoa que não considera o seu currículo e experiências relevante o suficiente para conquistar a vaga dos sonhos? Como ter um currículo atraente para conquistar a vaga dos sonhos?

Para quem atua na área de Recursos Humanos, o currículo é algo que faz parte do dia a dia e, portanto, é fácil de ser redigido. Por mais que exista uma dificuldade para expressar em palavras as experiências, entendemos como um bom currículo é um diferencial competitivo para uma vaga concorrida e, por lidarmos com vários currículos todos os dias, naturalmente vamos aprendendo os formatos que funcionam e os que não funcionam.

Desde que comecei a atuar como Coach de Carreira, percebo um certo bloqueio de vários clientes no momento de redigir um currículo. Realmente esta é uma tarefa que exige tempo, reflexão e alguns conhecimentos e palavras-chave que farão a diferença e chamar a atenção dos recrutadores.

Começando mais um ano, muitas pessoas aproveitam para pôr em prática o sonho de procurar um emprego, então, se você está passando por este processo, vale a pena conferir as dicas abaixo para montar um currículo diferenciado.

 

1 – Saiba o que você quer

 

Primeira coisa que todos os meus clientes escutam é: saiba o que você quer antes de mais nada! Cada vaga aberta possui características únicas e que, se encontradas no seu currículo, certamente você será chamado para uma entrevista. Então estude as vagas que te interessam e veja o quão aderente estão ao seu perfil. Se for necessário, pense em uma forma de se desenvolver e aumentar as chances de ser escolhido.

 

2 – Insira as palavras corretas

 

Cada vaga possui uma lista de palavras-chave compatíveis com as atribuições da vaga. Os sistemas de RH só apresentam ao recrutador os currículos que possuem algumas palavras que estão contidas na divulgação da vaga. Sendo assim, adaptar o seu currículo para ficar aderente ao que está escrito na vaga é um item obrigatório para aumentar suas chances.

 

3 – Seja objetivo

 

O currículo precisa atrair o recrutador para te chamar para a entrevista, portanto, busque pontuar somente as atividades mais relevantes e compatíveis com a vaga procurada. Assim o seu currículo não ficará grande e terá somente as informações que destacam você dos demais candidatos.

 

4 – Apresente resultados

 

Toda empresa quer formar uma equipe que conquista resultados. Busque sempre apresentar no currículo resultados alcançados, sejam eles com melhoria de processos, economia de orçamento ou contribuição em algum projeto inovador. Esta é a melhor forma de mostrar que suas atividades contribuíram essencialmente para os resultados da empresa e as suas competências.

 

5 – Siga uma lógica

 

O seu currículo precisa ser entendido por quem lê, então escreva as experiências agrupando por atividades relacionadas. É muito comum uma pessoa atuar em diferentes frentes para a empresa, então organize as atribuições do cargo em uma sequência lógica.

 

6 – Apresente suas formações

 

Esta informação é extremamente relevante, por isso, separe por categorias: Formação Acadêmica,  Idiomas, Congressos e Cursos. Mostrar que você está sempre em busca de novos conhecimentos passa a imagem de você busca se atualizar constantemente, por isso, inclua sempre os cursos mais relevantes, eventos ou outras informações que mostre a sua preocupação em se manter adquirindo conhecimento.

 

7 – Seja honesto

 

Não adianta escrever um currículo lindo, ser chamado para a entrevista e na hora do cara a cara, mostrar que o currículo é uma grande farsa. Então siga os passos acima com transparência. Se você ainda não tem experiência na atividade que quer atuar, então mostre que você busca os conhecimentos necessários e está preparado para assumir o desafio de atuar em uma área nova!

Deixe um Comentário