Skip to content

Transição de carreira e coragem para buscar a felicidade profissional

Você sabia que 48% dos brasileiros se dizem infelizes com a profissão? Uma pesquisa realizada por uma associação de recursos humanos, com 6 mil pessoas, revelou este número alto de pessoas insatisfeitas. Então se você está insatisfeito, não se preocupe porque você não está sozinho! A transição de carreira e a coragem para buscar a felicidade profissional são essenciais, porém, não são simples de serem conquistadas.

A essa infelicidade podemos atrelar uma série de aspectos e eu gosto de dividir em 3 grandes categorias, que são as mais comuns em clientes:

Falta de conhecimento: talvez você tenha escolhido sua profissão muito cedo, na época da escola, e agora que você está há alguns anos nela, percebe que não era bem isso que você queria fazer para o resto da sua vida.

Decisão terceirizada: ou talvez você tenha sido um caso em que a carreira tenha sido decidida pelos pais e agora são sabe como mudar (até mesmo radicalmente) de profissão.

Escolha pelo dinheiro: em último caso, existem as pessoas que escolheram a profissão a profissão baseados no salário e agora se sentem arrependidos da decisão.

Você se encontra em algum dos casos acima ou em outra categoria? Se a resposta foi sim, não se desespere. Sempre há tempo para recomeçar e fazer uma transição de carreira pode ser uma escolha difícil, mas certa vez ouvi um conselho que acredito de verdade: “se você fizer o que ama, você vai conseguir se destacar e sempre vai ser bem remunerado por isso”.

Pessoas que são felizes no que fazem tendem a ter características diferenciadas. Fazem suas tarefas com mais atenção aos detalhes, têm senso crítico e buscam ser mais inovadores. Isso ocorre porque são pessoas apaixonadas pela carreira e estão sempre em busca de novos conhecimentos.

Para então te ajudar a fazer a transição de carreira, seguem algumas dicas:

 

Por que você quer mudar?

 

O que faz perceber que não gosta mais da sua carreira atual? Essa é uma pergunta-chave que te ajuda a refletir sobre o que está levando você a querer mudar.

Algumas pessoas, às vezes, só estão insatisfeitas com o emprego atual, mas se tiverem a oportunidade de mudar de emprego, voltarão a gostar do que fazem. Então é importante neste primeiro ponto verificar se de fato a insatisfação está na atividade da profissão ou no local de trabalho.

 

O que você não gosta na sua profissão?

 

Me deparo com muitos casos de clientes que se dizem infelizes com a carreira mas, no momento em que tento entender os motivos, eles tendem a ter dificuldade em explicar. Para que você não corra o risco de fazer um planejamento para mudar de carreira e lá na frente se arrepender novamente, minha dica é você listar o que você não gosta na profissão que escolheu e o que gosta.

Esta lista vai ajudar você a refletir sobre os motivos que levaram você a seguir, durante alguns anos, a sua carreira do jeito que ela é hoje e entender os pontos que a desmotiva hoje.

 

Ponderação

 

Uma vez que você conseguiu listar o que você gosta e o que não gosta na sua atual profissão, você deve ponderar os itens e verificar onde a balança está pesando mais. Com esta análise, você pode perceber que, na verdade, você ainda gosta do que faz, mas que o ambiente de trabalho atual está atrapalhando você a permanecer neste caminho. Se este for o motivo, parabéns! Você na verdade não precisa mudar de carreira, mas somente procurar um novo emprego, em uma empresa com as características que mais te motivam e voltar a fazer as pazes com a profissão que escolheu.

Agora, se depois desta avaliação você perceber que precisa realmente mudar de profissão, aí você precisa de uma estratégia para alcançar a nova carreira escolhida! Para que isso aconteça de maneira estratégica, convido você a continuar atento às minhas redes sociais!

Em breve irei lançar o meu primeiro E-Book com os 4 passos que devem ser feitos para quem quer fazer uma transição de carreira! Lá você vai encontrar um passo a passo simples para apoiar você a começar um planejamento para alcançar o seu sonho!

 

Deixe um Comentário





Scroll To Top