3 principais razões para você fazer Coaching de Carreira agora

Começo o artigo desta semana com um desabafo. Se eu não conhecesse o Coaching há mais de 5 anos e não tivesse vivido a experiência de passar por um processo transformador em 2009 por conta dele, eu estaria me questionando: será que esse negócio realmente funciona? E é por isso que hoje eu vou mostrar as 3 principais razões para você fazer Coaching de Carreira agora.

Sim, é verdade que esse negócio de ser Coach virou moda, não é mesmo? A cada dia aparecem mais pessoas dizendo que é Coach e mais uma centena dizendo que vai mudar a sua vida com o Coaching! Uau, né? Da forma como dizem às vezes parece que vai acontecer algo mágico e você vai se transformar do dia para a noite!

Acredito muito que isto esteja acontecendo porque é uma metodologia que chegou com força total agora no Brasil e este boom de Coaches acompanhou este processo. Vale aqui reforçar que o Coaching é uma metodologia desenvolvida nos anos 80, então não é uma modinha qualquer. Muitas pessoas já se beneficiaram com ele no passado e agora chegou a vez do Brasil.

 

Afinal, o que é Coaching?

 

O Coaching teve origem nos esportes e por isso é derivado do termo em inglês Coach, ou treinador. Esta metodologia foi desenvolvida por perceberem que ser o campeão mundial não significa ganhar sempre e que, para aumentar as chances de ganho, é importante que a mente esteja tão preparada quanto o físico!

Foi entendendo esta equação que a metodologia foi desenvolvida. Por meio de somente perguntas (sim, só fazemos perguntas!), as ferramentas do Coaching apoiam os clientes a perceberem suas potencialidades e como utilizá-las a favor de um objetivo. Como eu sempre digo, a maioria das pessoas sabe o que deve fazer para ter um corpo em forma, porém, saber não é o suficiente para que a pessoa faça, não é mesmo? Ela precisa entender porque ela quer ter um corpo em forma. Pessoas diferentes possuem objetivos diferentes, então enquanto uma pessoa quer emagrecer para se tornar mais atraente, outros querem por problemas de saúde, e por aí vai.

Então, sinto dizer que Coaching não diz respeito a milagre e sim de muita dedicação, uma boa relação entre você e o Coach, interesse e vontade de ser melhor. Por parte do Coach, ele precisa estar 100% comprometido a dar o melhor de si e a conseguir tirar você da zona de conforto e gerar uma reflexão positiva sobre como ser mais estratégico com a sua carreira. Do outro lado, o cliente precisa estar 100% comprometido a embarcar nesta jornada que é o Coaching e viver uma experiência sincera de autoconhecimento e análise sobre como conquistar o que deseja! Tudo através de muito trabalho, plano de ação e superação!

Muitos acham que sua meta é inalcançável e desistem antes mesmo de começar. Outros até querem acreditar que é possível, mas seus amigos, parentes, colegas de trabalho, estão sempre lá para dizer que não é possível. Está reconhecendo isso? Então confira as razões para você começar hoje a fazer Coaching!

 

3 Principais Razões para Fazer Coaching

 

“Preciso descobrir o que eu quero para minha carreira” – você é uma daquelas pessoas que nunca pensou muito sobre a sua carreira? Quando era da faculdade conseguiu um bom estágio, que te levou a um bom emprego e que te levou até onde você se encontra hoje. Depois de alguns anos trabalhando com o que a vida trouxe para você, você percebe que está não era bem isso que você gostaria de fazer quando começou a faculdade, mas não sabe mais como sair de redemoinho.

A pergunta sempre é: ainda dá tempo de mudar o curso? E a resposta é SIM! Para isso, é preciso de um bom planejamento e estratégia para gerar um caminho mais assertivo!

 

“Quero ser reconhecido” – você pode ser um profissional excelente, mas não consegue se posicionar como um profissional que tem que ser promovido dentro da empresa ou contratado por ela. Para isso mudar, é preciso entender as competências necessárias para o cargo que você almeja. A partir daí, é que se deve começar a montar um plano de desenvolvimento das competências que você ainda não tem e desenvolver um posicionamento assertivo para destacar as competências que já possui!

 

“Quero ser realizado profissionalmente” – por último, muitas pessoas gostam da profissão que escolherem, mas não se sentem realizados. Isso pode ser por conta da empresa, da atividade, do cargo ou até mesmo por causa do gestor. Identificar como sair do motivo que está atrapalhando este curso e seguir pelo caminho que traga a realização é o fator mais importante a ser feito!

Conheço muitas pessoas que gostam do que fazem, mas que o ambiente de trabalho influencia na motivação e engajamento, e são estes fatores que, quando entendidos, fica fácil saber como retomar a realização profissional.

 

Por que ter um Coach para isso?

 

Já ouviu aquele ditado que quem está de fora da situação enxerga por outro ângulo? Este é um ponto de vista importante! O Coach não está dentro da rotina do cliente, então a forma como enxergamos as situações são diferentes e por isso fica mais fácil apoiar o pensamento mais crítico.

 

Além disso, o Coach é preparado para ser questionador e tirar o cliente da zona de conforto, então gera uma forma de pensar diferenciada e que o cliente sozinho teria mais dificuldade por ser o tema central da reflexão!

 

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário!

Deixe um Comentário