Meta SMART – A Melhor Fonte de Planejamento de Metas
Texto atualizado em 26/12/2016
Um dos motivos da procrastinação é o fato de não sabermos por onde começar. As resoluções de final de ano sempre são enormes, mas na hora de tirar do papel e pôr em prática, bate aquela preguiça, não é mesmo? As pessoas terminam o ano com uma lista enorme de coisas que farão no ano seguinte, mas na hora de começar, percebem que a ação é bem complexa.
Definindo Metas
Para isso, falei sobre a primeira etapa principal para tirar as ideias do papel, que é montar um bom planejamento. Para a vida pessoal escrevi o texto Aprenda a planejar de forma eficaz suas metas pessoais e para carreira escrevi o Planejamento profissional e a chave para encontrar o sucesso.
Por isso, falo hoje uma metodologia de criação de metas bastante útil para quem quer sair da inércia e começar a colocar o planejamento na prática. Esta ferramenta se chama SMART, representando as siglas de palavras em inglês e que, juntas, significa esperta! E realmente é, porque ela nos ajuda a pensar de forma mais inteligente sobre como elaborar uma meta.
O que é a Meta SMART?
A meta SMART tem como objetivo avaliar e nos apoiar a pensar num caminho mais estratégico para o alcance da meta. Muitas metas são amplas demais e por isso, por mais bem intencionado que você esteja, você vai esbarrar nas ações concretas que devem ser feitas para chegar ao objetivo.
Com a Meta SMART, ao elaborarmos os nossos objetivos, precisamos que o objetivo passe pelos pontos abaixo:
eSpecífico – a meta precisa ser clara, bem definida e de fácil entendimento, não só para você, mas para qualquer pessoa que leia
Mensurável – precisa ter indicadores de que está sendo alcançada ao longo do tempo. Se só pensamos na meta em si, podemos nos desestimular, então é importante ter indicadores de que está sendo alcançada!
Alcançável – a meta precisa ser realista, não adianta querer uma meta que tenha evidências de que não é possível alcançar, não é mesmo?
Relevante – se ela não for atraente, por que você vai se engajar e ir em busca dela?
Temporal – precisamos estipular um prazo para que ela seja realizada, senão qualquer prazo será o suficiente, não é mesmo?
Agora convido você a pegar um papel e caneta agora mesmo e já colocar suas metas, seguindo este roteiro!
Gostou do texto? Então cadastre-se para receber mais textos semanais sobre gestão de carreira!