Skip to content

Planejamento profissional e a chave para encontrar o sucesso

É cada vez mais comum encontrar pessoas que conduziram a sua carreira no estilo “deixa a vida me levar”, música famosa de Zeca Pagodinho. Após alguns anos de trabalho e frustrações, a pessoa então percebe que não quer no futuro dizer que não era feliz profissionalmente e decide mudar sua postura.

Tem também as pessoas que gostam do que fazem, mas que não tiveram nenhuma decisão sobre o que aconteceu na carreira até o momento. Aí, agora que está perto de uma posição de liderança, percebe que precisa de uma estratégia para continuar crescendo.

E também existe o terceiro grupo de pessoas. Este gosta do que faz e sempre se destacou na carreira, o que facilitou muito a busca de headhunters por ele. É uma pessoa que não teve muito trabalho na carreira para procurar emprego porque sempre chegavam nele primeiro. A questão é que, com a economia mais lenta, esta pessoa agora não vive mais estes tempos áureos, também não gosta de onde está trabalhando e se sente presa no emprego atual.

Se você se reconheceu em um destes perfis ou conhece um amigo que está entre estes perfis, não se sinta mal por isso. Este dilema está presente em

grande parte das pessoas que hoje me procuram para fazer o processo de Coaching.

 

O estilo de vida profissional: deixa a vida me levar

As pessoas que hoje estão entre 25 e 35 anos viveram um período muito próspero da economia, então era normal não ter que se preocupar tanto com a vida profissional. Arrumar emprego era relativamente simples, para quem era bom no que fazia e as consultorias de recrutamento  estavam sempre assediando os bons profissionais.

Com isso, muitas pessoas se acomodaram, entendendo que emprego não era algo difícil de conseguir. Até que o cenário mudou e por não ser mais tão simples, muitos pararam para refletir e viram que não estavam dando a devida atenção a carreira. A boa notícia é que este é um cenário possível de ser contornado desde que haja planejamento.

 

Por que é importante planejar?

 

Você conhece alguém que tirou férias do trabalho sem comunicar com antecedência? E você conhece alguém que tenha decidido viajar, nestas mesmas férias, que não tenha organizado nada? Vamos a outro exemplo: você

Pois é, é difícil ou, quem sabe, impossível, conhecer alguém que faça uma viagem nas férias, ou compre algo importante como um carro, apartamento, um MBA aqui ou até fora do país, que não tenha precisado se organizar para conseguir.

Agora, se para todos estes itens você certamente se planejou, por que quando o assunto é carreira a preocupação com o planejamento não é a mesma? Considerando que a sua vida profissional vai te acompanhar por 30, 40 ou 50 anos da sua vida (talvez até mais!), ela é o projeto mais importante da sua vida a ser planejada.

 

O planejamento e a chave para o sucesso

Espero ter te convencido que planejar a trilha da sua carreira é o melhor caminho para alcançar o sucesso. Todas as pessoas bem-sucedidas que você pesquisar, encontrará uma relação entre o planejamento e a carreira, como as histórias da Cacau Show, China in Box, Wise Up, entre outras.

Todas as pessoas que já me procuraram interessados em processo de Coaching, escutam de mim os 4 pilares fundamentais do Coaching, que levam o processo ao sucesso. Além disso, no processo de Coaching aplico um teste de perfil comportamental para complementar o planejamento. Segue abaixo quais são estes passos:

1. Planejamento

Este é o principal pilar e tema deste artigo. Sem um planejamento de o que queremos alcançar, em quanto tempo, fica muito difícil montar uma estratégica para alcançar um resultado positivo na carreira. Então como primeiro ponto, reflita sobre o que te motivou a cursar a graduação e outros cursos que tenha feito e onde você pretende chegar, seja isto um cargo, próprio negócio, mudança de profissão ou qualquer outra coisa. O que você quer para a sua carreira e em quanto tempo? Se você ainda não sabe, então leia meu artigo sobre este assunto clicando AQUI!

 

2. Plano de ação

Agora que você já sabe o que quer para a carreira e em quanto tempo, é importante traçar uma rota para alcançar este caminho. O que precisa ser feito para você chegar no que planejou no tempo estipulado? Trace aqui planos de ação pequenos e que possam ser medidos com frequência.

 

3. Melhoria contínua

Meça os resultados alcançados e avalie onde está tendo resultado satisfatório e onde deve existir alguma mudança no percurso. Esta etapa vai te ajudar a avaliar se o caminho traçado realmente gera resultados para a sua meta principal ou se está sendo pouco efetiva.

 

4. Foco

Para que tudo isso tenha chances de sucesso, ter foco é fundamental. Por isso os planos de ação de curto prazo são de extrema importância. Para se manter focado, vale qualquer estratégia que te conecte sempre ao motivo principal que te impulsiona a alcançar sua meta. Então vale colocar uma frase inspiradora perto da sua cama (para acordar já de cara com ela) ou um objeto no seu espaço de trabalho que remeta ao objetivo. O importante é não perder o foco, ele vai se tornar o seu principal aliado nesta jornada.

 

Gostou do artigo e quer receber outras dicas? Então cadastre-se aqui no site e faça parte do seleto grupo de pessoas que recebem semanalmente dicas sobre carreira!

Deixe um Comentário





Scroll To Top