A importância de ser assertivo na sua carreira para se sentir realizado

Desde que comecei a atuar como Coach recebo diversos pedidos de orientação sobre como escolher a profissão que trará realização profissional e felicidade. A importância de ser assertivo na sua carreira para se sentir realizado é o dilema de muitas pessoas hoje, em qualquer idade, e tem tirado o sono de muita gente!

 

O que é assertividade?

Segundo a psicologia, ser assertivo significa saber se expressar com segurança ao agir; que se comporta de maneira firme; que demonstra decisão nas palavras. No fundo, acredito que todas as pessoas querem isto, não só para a carreira, mas para a vida. A questão é que entre querer ser assim e ser de fato, existe uma distância enorme.

Quem não sente uma certa insegurança ao dizer que quer viver da carreira que escolheu? É uma decisão bem difícil e que gera, em muitas pessoas, uma pressão pela assertividade. E o resultado é ver pessoas muito inseguras e com dificuldade de se posicionar. Parte desta dificuldade vem do fato de que muitas pessoas acham que mostrar assertividade pode parecer arrogância, então até quem é seguro sente dificuldade de se posicionar.

 

Dicas para ser Assertivo

Se permita mudar de opinião: percebo muitas pessoas vendo uma escolha de carreira hoje como uma sentença que não pode ser mudada de jeito algum, então minha primeira dica é se permitir mudar de opinião e acreditar que, neste momento, você está fazendo o que é possível e o que acredita ser a melhor escolha para a sua carreira.

Eu mesma quando iniciei minha carreira acreditava que seria muito feliz como assessora de imprensa e organizadora de eventos, mas trabalhar com estas coisas me fizeram perceber que eu queria trabalhar com outras coisas e me encontrei no RH. Se eu tivesse me sentenciado a ser uma das outras profissões, vocês nem estariam lendo esta matéria agora! Rs

É normal errar: ela está muito relacionada com a dica acima. O fato de você ter escolhido uma carreira não significa que você não pode ter errado. Assumir que você não gosta mais do que faz e se permitir tentar novas possibilidades é o melhor caminho para encontrar a felicidade profissional

Tente novas possibilidades: você ter feito uma escolha na graduação ou em uma pós não pode ser a decisão final para a sua carreira pelos próximos anos. Se permitir tentar caminhos e possibilidades totalmente diferentes pode ser a chave para a assertividade. Além disso, você pode utilizar muitos dos conhecimentos da área anterior na nova área e ainda se tornar um profissional mais completo.

Tenha coragem para assumir a nova escolha: uma vez que você souber com o que realmente quer trabalhar e o que te traz realização profissional, tenha coragem para assumir a nova carreira e acredite no seu potencial. Não tenha medo das críticas e das pessoas que podem questionar a sua decisão. Você deve respeitar a sua decisão e assumir com postura confiante.

Fortaleça sua mente: para conseguir ser assertiva, fortalecer a mente é primordial. Então, primeira coisa é: faça algo que você goste muito para espairecer, seja isto uma yoga ou zumba, mas é importante manter uma rotina de desintoxicação mental para o equilíbrio da mente e do corpo.

Fique perto de quem te apoia: para manter a mente forte, se aproxime das pessoas que te incentivam na nova decisão e se afaste de quem não confia. Esta não é uma tarefa fácil, mas é importante para manter a mente positiva e o gás para correr atrás da sua escolha com coragem.

Leia histórias inspiradoras: para ser confiante e assertivo nas duas decisões de carreira, a melhor coisa é ler como grandes nomes se tornaram o que são hoje. Lembre-se: todo história de sucesso começou com uma ideia e uma pessoa que acreditava na sua capacidade de realização.

 

A assertividade está diretamente relacionada com a confiança e crença na sua decisão de carreira. Quem está indeciso ou com medo do que pode acontecer, dificilmente terá firmeza e passará confiança. Uma vez que você acredita e está feliz com a decisão atual, mesmo que ela mude no futuro, agarre o presente e faça o máximo para alcançar seu objetivo! Tenho certeza de que o sucesso é garantido!

Deixe um Comentário