7 Dicas para gerenciar o seu gestor e apoiar nas suas metas

Atendo como Coach vários clientes que buscam caminhos para conquistar a promoção, porém, grande parte deles avalia apenas como a desempenhar melhor o seu trabalho e não em como gerenciar o seu gestor e apoiar nas suas metas.

Estamos acostumados a falar sobre o papel do líder no desenvolvimento da sua equipe, mas o que poucos falam é sobre o contrário. Qual é o papel da equipe para alavancar os resultados da área e o desenvolvimento do gestor?

Este é o diferencial entre as pessoas que conseguem reconhecimentos e promoções com mais facilidade que outros. Talvez eles não percebam, mas praticam o Manage Up de forma natural.

O que é Manage Up?

 

Você provavelmente deve estar achando estranho o tema da semana porque normalmente os temas sobre desenvolvimento de pessoas envolve sempre o papel do líder e falasse pouco sobre o papel o papel individual que temos para contribuir e melhorar a relação com os gestores.

Em 1980 a Harvard Business Review publicou um artigo de John J. Gabarro e John P. Kotter falando sobre a importância de se dedicar um tempo nas relações com os gestores. Neste artigo, os autores atentam para a relação entre os gerentes e suas equipes como um processo de dependência mútua, na qual é importante que a cooperação, a confiabilidade e a honestidade se tornam fatores essenciais para a criação de uma equipe de sucesso.

Para que esta relação seja importante e produtiva para ambos os lados, seguem algumas dicas:

 

1. Conheça o perfil do seu gestor

 

Para se ter sucesso no seu relacionamento com seu gestor, é primordial ter uma boa compreensão do seu supervisor, particularmente suas forças, fraquezas, estilos de trabalho e necessidades. Uma vez que você conhece o que impede ou facilita a comunicação com o seu gestor, você pode tomar ações para melhorar o seu relacionamento.

 

2. Autoconhecimento

 

Não adianta conhecer o perfil do seu gestor, sem conhecer o seu próprio perfil. Dedique-se um tempo conhecendo seus pontos fortes e fracos, respondendo às seguintes perguntas:

  • Quais características minhas podem apoiar no alcance dos resultados?
  • Como as minhas experiências passadas são semelhantes às atuais?
  • Como estas experiências podem contribuir para o cenário da área e empresa?
  • Em que parte o meu trabalho contribui para as metas do meu gestor?

 

3. Alinhamento

 

Após o conhecimento de si mesmo e do seu gestor, é importante que vocês criem sinergia. Portanto, Bruce Tulgan, autor de “It’s Okay to Manage Your Boss” sugere que seja alinhado entre vocês uma periodicidade de reuniões de acompanhamento das tarefas e definição das prioridades.

Estas reuniões vão facilitar o seu contato com o gestor e aproximação. Aproveite a oportunidade para apresentar informações relevantes e que podem apoiá-lo em uma reunião com a Diretoria ou em uma tomada de decisão.

 

4. Antecipe suas necessidades

 

Estas reuniões de alinhamento são de grande importância também para você descobrir necessidades e verificar como antecipar as necessidades do seu chefe. Por isso é importante se aprofundar nas necessidades da área como um todo para apoiar o seu gestor em necessidades que podem surgir.

 

 

5. Pergunte os detalhes

 

Não tenha vergonha de solicitar informações detalhadas ao seu gestor. Se ele te pedir uma ajuda, é importante que você saiba como exatamente ele quer que você faça a atividade e o prazo. Para economizar tempo, Tulgan sugere que você apresente as etapas exatas que pretende fazer para realizar a demanda.

É importante frisar que, em relação a prazo, não aceite que a resposta seja “o mais rápido possível”. É necessário obter uma data exata para que você saiba como gerenciar o seu tempo.

 

6. Verifique as prioridades do seu gestor

 

John Baldoni, autor de “Lead Your Boss: A arte sutil de Managing Up”, comenta que se você está determinado a começar a fazer o seu trabalho de forma eficiente, a definição de prioridades e relação de confiança com seu gestor são primordiais.

Para gerenciar o seu gestor, você deve estudar constantemente a empresa e aprender o máximo. Qual é a sua visão? Qual é a sua missão? Quais são seus objetivos estratégicos? 

 

7. Compartilhe suas ideias

 

Aproveite as oportunidades de contato para apresentar as suas ideias. Uma vez que você seguiu as dicas anteriores, você tem informações suficientes para se tornar uma peça fundamental na equipe. Sabemos também que pessoas que se destacam têm mais oportunidades de crescimento, então não tenha vergonha de se posicionar e apresentar o seu ponto de vista.

 

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