Como não queimar sua reputação nas redes sociais

Você é daquelas pessoas que acreditam que não existe interferência na sua vida o seu comportamento nas redes sociais? Saiba como não queimar sua reputação nas redes sociais e aumentar as oportunidades de carreira por meio destes locais.

 

Reputação

 

Estamos passando por um momento de transição. Até pouco tempo atrás qualquer forma como nos posicionávamos nas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube era considerável aceitável e as empresas tinham poucas interferências nestes canais.

A medida que fomos evoluindo nossa relação com as mídias sociais, evoluiu também a forma como as pessoas passaram a avaliar e perceber o comportamentos nestes canais. Empresas acreditam que a forma como nos posicionamos fala muito sobre nós e devem ser consideradas em um processo de entrevista, por exemplo.

Segundo o dicionário, reputação significa conceito obtido por uma pessoa a partir do público ou da sociedade em que vive. Então, antes de continuar, faça uma reflexão: como você acha que está o seu conceito? Como você se posiciona nas redes sociais?

 

Reputação e as Redes sociais

 

Você pode estar pensando: ok, Lilian. Eu conheço toda esta história de reputação, mas hoje minhas redes sociais são bloqueadas para pessoas externas, então só os meus amigos veem o que eu posto. Será mesmo que isso acontece?

Primeiro ponto é: como é a sua foto de perfil? E a foto de capa do Facebook? Várias empresas entram no perfil dos candidatos para tentar ver qual são as fotos que estão abertas ao público e estas são exemplos que ficam a vista. Será que a foto postada diz sobre quem você é? Ou melhor, será que ela diz o que você quer que recrutados vejam?

Se a resposta foi não, talvez ou não sei, então aproveite agora mesmo e troque a foto por alguma que você acredite ser mais adequada ao que você é. É melhor prevenir do que perder oportunidades de trabalho. O mesmo vale para o LinkedIn.

Não é necessário ir em um studio para fazer a produção da foto, mas colocar uma blusa social e pedir para um amigo tirar uma foto sua na frente de uma parede branca não custa nada. As consultorias de recrutamento e áreas de RH gostam quando percebem que a pessoa se interessou em postar uma foto profissional.

 

Redes sociais e Marketing Pessoal

 

Além das pessoas que não conhecem você e que acessam o seu perfil, você tem uma série de amigos nas suas redes, não é mesmo? O que você posta nestas redes representa a imagem que você quer passar para estes contatos?

Como comentei no meu artigo sobre Marketing Pessoal, você precisa se preocupar com a imagem que estão criando de você. Na sua rede de amigos, acredito que muitos trabalham em empresas que você gostaria de trabalhar, por exemplo. Seu amigo talvez não trabalha, mas ele é parente ou amigo de alguém que hoje está em uma empresa muito bacana e com uma oportunidade que se encaixa para você. Será que a sua postura nas redes sociais o faria te indicar?

 

Ajuste agora sua imagem!

 

Espero que este artigo tenha gerado boas reflexões e você dedique um tempo para ajustar a sua imagem para aumentar as possibilidades da sua carreira.

Lembre-se que as oportunidades para a sua carreira podem vir de qualquer parte: empresas, consultoria de recrutamento, amigos, familiares ou ex-colegas de trabalho. Manter uma imagem positiva aumentam as chances de você ser lembrado por eles quando uma oportunidade surgir.

 

Gostou do artigo e quer receber semanalmente conteúdos exclusivos no seu e-mail? Preencha agora o seu nome e e-mail na lateral direita e entre na lista VIP!

Deixe um Comentário