Como usar o poder da Influência e Persuasão a favor da sua carreira

Como usar o poder da Influência e Persuasão a favor da sua carreira é um tema que sempre me despertou muito interesse. Infelizmente muitos ainda acham que influenciar alguém está obrigatoriamente associado a algo negativo, porém, isso não é uma verdade.

Se soubermos usar de forma séria e correta, elas podem ser grandes aliadas para conquistas de objetivos, como um novo emprego, uma promoção ou uma mudança de carreira. Para usar a influência e persuasão de forma correta, é preciso ter a dosagem certa entre a capacidade e oportunidades, para que não se torne algo exagerado e acabe sendo mal visto pelos demais.

Quando o processo de Coaching está relacionado a algum dos itens citados acima, estas competências precisam ser desenvolvidas e se tornam essenciais para potencializar o alcance do resultado. Mas antes, vamos falar sobre o que significa influência e persuasão.

 

O que é Influência e Persuasão

Segundo o dicionário Aurélio, influência significa ato ou efeito de influir, ação que uma pessoa ou coisa exerce sobre outra, prestígio, crédito, ascendência, predomínio, poder. Já persuasão está ligado a fazer com que alguém acredite ou aceite uma determinada ideia. Segundo o site Significados, “persuasão é uma forma de comunicação estratégica, que é feita através de argumentos lógicos ou simbólicos. Assim, a capacidade de argumentação e a retórica são essenciais para conseguir persuadir alguém”.

 

Influência na Carreira

Muitas pessoas comentam sobre a importância de fazer networking e é claro que o networking se torna essencial para nos conhecerem e, como consequência, sermos lembrados em momentos de novas oportunidades que estão aderentes ao nosso perfil profissional.

Mas de que adianta ter um bom networking e não saber como usá-lo? Uma rede de networking mal utilizada provavelmente não irá gerar oportunidades para você e a influência e a persuasão se tornam complementos importantes para esta consolidação.

A influência e a persuasão na carreira servem de apoio para você conquistar coisas com a ajuda da sua rede de networking ou até mesmo de amigos. Ou seja, ela pode ajudar você a conseguir uma entrevista na empresa dos seus sonhos, apoiar seu gestor na sua promoção ou até mesmo agendar uma reunião em uma grande multinacional (se você tiver o seu próprio negócio).

Para que estas competências auxiliem você nos seus objetivos de carreira, é importante estar atento a alguns pontos fundamentais:

 

1- Consistência

Estamos falando aqui sobre a capacidade de Influenciar alguém de maneira correta, não é mesmo? Então primeiro ponto que você precisa refletir é se você tem construído uma carreira sólida ou baseada em “gambiarras”. Se a resposta foi a segunda opção, convido você a repensar a estratégia e adotar um plano de desenvolvimento que apoie você a desenvolver seu potencial.

 

2- Contato na dose certa

Um erro comum que muitos cometem é errar a dose quando está em um processo de influência. Antes de começar a insistir sempre no mesmo assunto e se tornar uma pessoa considerada chata, observe o comportamento e perfil de quem você se relaciona e perceba qual é a regularidade de contato mais adequada para cada pessoa. Errar na dose pode fazer com que você perca boas oportunidades.

Se você não conhece o perfil das pessoas com as quais você quer começar um contato mais focado, então dedique um tempo fazendo esta análise para depois iniciar o processo de contato. Você vai perceber como será muito mais fácil iniciar uma conversa.

 

3- Planeje um discurso

Digamos que você já tem um bom networking, conhece o perfil destas pessoas e tem uma carreira bem desenhada. Agora então é o momento de alinhar o discurso, afinal, não podemos perder as oportunidades por falta de preparo, não é mesmo? Então antes de sair por aí falando com os seus contatos, organize suas ideias e monte um discurso sobre o que você gostaria de falar com a pessoa.

Fazer um bom planejamento sobre os pontos que você quer falar e como eles devem ser ditos é importante para criar mais confiança em você mesmo e evitar que você se perca no improviso. As pessoas também percebem quando você não se prepara para algum momento importante, e isso pode afetar na sua imagem.

 

Hora da ação!

Agora que você já conhece os pontos fundamentais para utilizar a influência e a persuasão a favor da sua carreira, está na hora da ação!

E se você gostou deste artigo, leia agora mesmo os anteriores com mais dicas para potencializar sua carreira! Aproveite e assine também a minha lista de contatos e receba conteúdos exclusivos semanalmente.

 

Até semana que vem!

Deixe um Comentário