8 lições dos Jogos Olímpicos para sua vida profissional

Os Jogos Olímpicos acabaram ontem e já deixaram este ar nostálgico aos brasileiros. Para quem é do Rio de Janeiro, como eu, bate a saudade da agitação, dos idiomas mesclados, da blusa do Brasil para todo lado. Para quem é de fora do Rio, é a saudade do esporte 100% do tempo na televisão, do orgulho de dizer que a Olimpíada é no Brasil e de apresentar uma cidade brasileira ao mundo.

Mas, como a Olimpíada influencia a sua carreira?

As 8 lições para a sua vida profissional

Precisamos aproveitar este clima de lembranças boas para refletir sobre os aprendizados que tiramos deste momento histórico para o país. Confira abaixo as 8 lições da Olimpíada para a sua carreira:

 

1) Acredite no seu potencial

Quando o Brasil decidiu entrar na disputa para sediar os Jogos Olímpicos, existiu na equipe a forte crença de que seria possível esta conquista. Quantas vezes você acorda pela manhã acreditando na sua capacidade para conquistar os seus objetivos? Se a resposta foi “poucas vezes”, o que você deveria fazer para acreditar mais em você?

 

2) Se prepare para a oportunidade

Como contrapartida para sediar os Jogos, a cidade teve que apresentar o projeto de melhorias em infraestrutura. Assim acontece também na carreira. Você precisa se preparar para as oportunidades que irão surgir, fazendo cursos, especializações ou desenvolvendo seu networking e competências necessárias para a vaga que deseja alcançar. Como você tem se preparado para quando a oportunidade surgir?

 

3) Faça o que você ama

Ao assistir qualquer jogo, é nítido como os atletas amam o que fazem. Está sempre presente o brilho no olho em ser atleta. E você, como anda o seu brilho no olho para a sua carreira? Se você ainda não se encontrou profissionalmente, dedique o tempo que for necessário para encontrar a sua paixão. Te garanto que os melhores resultados aparecem quando amamos o que fazemos.

 

4) A vida é feita de meritocracia

Todos os atletas que foram classificados para representar seus países dedicaram horas do seu tempo em treinos para virem ao Rio de Janeiro. Eles entendem que para representar um país na Olimpíada, é preciso se destacar nas classificatórias, ou seja, primeiro você treina muito e no dia da disputa, mostra que você merece representar o seu país.

Quanto tempo você tem dedicado ao desenvolvimento da sua carreira? Na vida corporativa, primeiro você mostra que está preparado para a oportunidade para depois ser reconhecido. Não basta achar que merece a promoção, é preciso mostrar, por meio do seu trabalho, que a promoção deve ser sua.

 

5) Mantenha o foco

Atletas e todos os envolvidos na Olimpíada ficaram durante 4 anos totalmente focados e engajados para atingir o resultado satisfatório. Inclusive tivemos a oportunidade de ver como alguns ícones do esporte se concentram antes da disputa (Phelps ouve música, por exemplo). Como anda o seu foco na sua carreira? É importante saber qual é a sua meta e se concentrar para conseguí-la.

 

6) Faça com excelência

Nos Jogos Olímpicos, ganha medalha os 3 atletas ou equipes que atingiram a excelência. Seja ela de ouro, prata ou bronze, para chegar ao pódio é preciso um resultado acima da média. Você tem buscado a excelência no que faz? Ou tem sido apenas mais um na multidão? Para uma carreira de sucesso e reconhecimentos, é preciso ir em busca da alta performance no que faz. Não se contente com o mediano, busque a excelência no que você faz.

 

7) Sonhe alto

Todos os atletas que representaram seus países estavam lá acreditando que poderiam alcançar uma medalha Olímpica. Mesmo os que tinham poucas chances, foram acreditando que poderia ser possível. Você tem sonhado alto com a sua carreira? Quanto mais alto você sonha, mais alto você chega. Mesmo que você não chegue aonde você sonhou, certamente você chegará mais longe do que chegaria se aceitar um resultado mediano.

 

8) Surpreenda

Durante os 17 dias de Jogos tivemos a oportunidade de nos surpreender com a capacidade do Brasil em realizar um evento de grande porte. Muitos acreditaram que não daria certo, que seria caótico, que a abertura e o encerramento seriam mal organizados, que seria perigoso, e que a Olimpíada seria apenas mais uma. E o que aconteceu?

O período de adaptação foi um pouco confuso sim, mas surpreendemos na Abertura, fomos notícia internacional, e quando passamos do “período de experiência”, surpreendemos a todos. Passando o período de experiência no seu emprego ou no seu próprio negócio, o que você faz para surpreender e superar as expectativas do seu gestor ou cliente?

A Olimpíada mostra para nós que é possível sim conquistas acima da média mesmo quando o cenário improvável e assim pode ser com você. Não espere o momento perfeito para conquistar seus objetivos. Faça o agora se transformar no momento ideal para a sua carreira!

 

O que você vai fazer hoje para transformar sua carreira? Acredite, você pode ir além!

Deixe um Comentário