Certo e errado no Marketing Pessoal – Os 5 erros comuns

Percebi que existem vários links sobre como fazer seu marketing pessoal e tenho postado aqui na página vários links interessantes com dicas de verdade, me preocupando sempre em conferir as fontes e o conteúdo.

O artigo de hoje é sobre o que NÃO fazer quando pensamos em marketing pessoal.

O que não fazer no Marketing Pessoal:

– Arrogância X Marketing Pessoal: o limiar entre os dois lados é bem pequeno, então preste atenção sobre como está falando de si e avalie se não está sendo arrogante. Uma boa dica para saber em que lado está é observar as expressões de quem esteja conversando com você. Afinal de contas, uma expressão vale mais que mil palavras!

– Cuidado para não se tornar inconveniente: o equilíbrio entre falar de si e escutar o outro deve ser respeitado. Para isso, crie intervalos na conversa que permitam a outra pessoa falar sobre si. Cuidado também para não ficar se comparando com a pessoa que está conversando. Pode parecer que você está competindo com a outra pessoa.

– Não force uma conversa sobre você: falar de si mesmo exige naturalidade, tanto na forma de falar, quanto no momento. Não busque puxar assuntos que sempre traga você ao centro da conversa. Se o assunto desviar, não tem problema!Em algum momento ele vai voltar a algum tema em que você poderá expressar suas qualidades.

– Não fale que sabe de algo que não sabe: para o bom marketing pessoal, é importante que, ao falar de si, você tenha evidências concretas sobre suas características e competências positivas. Falar que sabe sobre algo ou que é competente em um assunto em que não evidências pode impactar na credibilidade.

– Discurso X Atitude: cuidado para não vender uma pessoa que você não é! As pessoas tendem a observar mais as pessoas que se vendem e se você o seu discurso não é compatível com as suas atitudes, aos poucos você perderá a credibilidade sobre o que fala e, para recuperar uma imagem, é muito mais complicado do que tentar manter atitudes que reforcem suas palavras!

Esses 5 erros são bastante comuns quando se tenta fazer Marketing Pessoal e é isso que eu convido você a fazer uma reflexão sobre o assunto para buscar a melhor forma de “se vender” na sua profissão, seja com o seu gestor, como também com os pares, equipe e o chefe do seu chefe!

Deixe um Comentário