Perfil comportamental: conheça para que serve o assessment?

Entre o dicionário de Recursos Humanos, você já pode ter escutado falar em perfil comportamental e nos testes que o RH pode falar para identificá-los. Mas afinal, para que servem os assessments?

O que é assessment?

Acredito que alguns de vocês não deve conhecer com este nome, mas sabem sobre o que eu estou falando. Os assessments são os populares testes de perfil comportamental, que muito RH utiliza em processos seletivos para verificar se o candidato tem um perfil adequado a vaga ou em linha com a empresa.

Os assessments são testes que podem ser realizados em papel ou por meio de um site, no qual identificamos perfis predominantes nas pessoas e que nos ajudam a entender mais sobre como a pessoa pode se comportar em determinadas situações.

As empresas também usam os assessments para processos de promoção, principalmente em nível gerencial, que são cargos que requerem mais complexidade e a responsabilidade da empresa é ainda maior na hora de decidir.

Outras funções do assessment


Apesar de ser uma ferramenta muito utilizada em processos seletivos e de promoção, os assessments são ferramentas poderosas de autoconhecimento e alinhamento do seu perfil com o seu objetivo profissional e podem ser usados pelas pessoas como forma de analisar suas potencialidades e fraquezas.

Eles podem ser realizados por profissionais fora da empresa e como apoio em processo de coaching, por exemplo, para acelerar o alcance da meta. Por ser uma ferramenta de perfil comportamental, ela apoia a pessoa a se conhecer melhor e a entender certas situações que a deixa mais motivada ou menos motivada.


Por que fazer?

Como é um teste baseado nas suas respostas (e elas precisam ser extremamente sinceras), com a devolutiva do assessment você vai ser capaz de se conhecer melhor. Como disse Galileu Galilei: “Conhecer a si próprio é o maior saber”


Como acontece?

O participante responde a um questionário, normalmente online, sobre seus comportamentos, e por meio de algoritmos, o sistema traça um perfil comportamental baseado nas respostas.


Como ele pode ajudar você?

Com o resultado do assessment em mãos, você é capaz de entender seus comportamentos e até mesmo certas manias. Esse autoconhecimento te ajuda a avaliar quais comportamentos são importantes manter e quais deveriam ser eliminados, para que seu objetivo seja alcançado.

Segue abaixo um infográfico que ilustra como os benefícios do Assessment!

Deixe um Comentário