Como funciona o Coaching na prática?

Apesar de estar se tornando uma febre no Brasil, o entendimento sobre como funciona o Coaching na prática ainda é muito pequeno.

Como está escrito no meu perfil, me formei no início do ano como Personal & Professional Coach e, além de atuar como Consultora, atendo clientes de Coaching e percebi durante estes meses como ainda existem dificuldades no entendimento do conceito.

Para que serve o Coaching?

Você já ouviu sobre este conceito? Você sabia que para uma pessoa ser considerada coach precisa ter uma formação que tenha reconhecimento internacional?

O Coaching surgiu na minha vida em 2010, quando fui coachee (cliente de coaching) para desenvolver as minhas competências de liderança. Eu tinha sido promovida a uma posição de coordenação e percebi que para desempenhar este papel com alta performance eu precisava desenvolver minhas competências e fui em busca deste desenvolvimento por meio do Coaching. O trabalho foi transformador e desde então passei a ser fã da metodologia.

Quando contratar?

O Coaching pode ser contratado para alcance de alta performance em questões profissionais (plano/transição de carreira, promoção, mudança de emprego, aposentadoria, entre outros) e em questões pessoais (qualidade de vida, peso ideal, relacionamentos, finanças, gestão de tempo, entre outros). O objetivo a ser desenvolvido é alinhado nas primeiras sessões com o foco em ser específico, realista e alinhado aos valores e ambições do coachee.

Para que o processo alcance o resultado desejado, o Coach atua apoiado em ferramentas de Psicologia e Gestão Empresarial e o processo é totalmente embasado em perguntas, pois entendemos que cada pessoa tem a sua trajetória única e todos possuem potencial para atingir os resultados.

Nosso papel é fazer o coachee perceber suas potencialidades e aprender a usá-las. Com isso, nós coaches não podemos aconselhar o que a pessoa deve fazer, nem fazer mentoring ou consultoria. O processo de Coaching é um autoconhecimento no qual o coachee é estimulado a encontrar as respostas dentro de si ao invés de ouvir o que outra pessoa faria com a sua meta.

Para que fique fácil de entender como funciona na prática, segue abaixo um Infográfico sobre o processo de Coaching!

Se interessou? Quer saber mais sobre o assunto? Mande uma mensagem!

Deixe um Comentário