ZMOT – Você sabe o que é isso?

Como esta semana é comemorado o Dia do Consumidor, aproveito para perguntar: você conhece a teoria chamada O Momento Zero da Verdade ou ZMOT? Sabe o que é isso?

A experiência de compra no passado

Esta teoria foi criada em decorrência da nova forma de consumir, após as evoluções digitais. No passado, antes do boom da tecnologia e facilidade de acesso às informações, os consumidores tinham acesso somente aos anúncios de jornais sobre os produtos.

A decisão de escolha de compra acontecia, então, somente quando os consumidores chegavam na loja, logo, as empresas que tinham na sua equipe bons vendedores provavelmente seriam capazes de convencer o cliente a comprar o produto/serviço que ele falasse que era o melhor!

 

A experiência de consumo nos dias atuais

O que aconteceu de mudanças nos tempos atuais com o boom das tecnologias?

Como temos acesso a várias informações sobre os produtos pela internet, a experiência do consumidor foi

completamente modificada. Hoje chegamos nas lojas com a nossa decisão praticamente tomada, tornando mais desafiador o papel do vendedor. Não basta usar frases de efeito sobre o produto/serviço, é necessário conhecer bem o que se vende para mostrar credibilidade real!

 

O que é o ZMOT?

O Zero Moment of Truth (ZMOT) é o termo utilizado para explicar esta nova tendência do consumidor. Hoje é muito considerado pelos compradores as opiniões sobre produtos e serviços que estão circulando na internet e nas redes sociais. Ou seja, se o momento da verdade antes era o frente a frente com o vendedor, hoje o momento zero da verdade das organizações está em o que estão falando sobre a marca nos meios digitais.

Como hoje é segunda e estamos falando sobre consumidor, seguem minhas reflexões para você:

  • Você conhece bem o suficiente o que está vendendo?
  • O que os seus consumidores vão achar na internet se pesquisarem sobre o seu produto/serviço?
  • Como você planejou sua semana para alcançar os seus clientes?
  • Você planejou chegar nas suas metas em parceria com o seu cliente ou apesar dos clientes?

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/research-studies/zmot-momento-zero-verdade.html

Deixe um Comentário