ZMOT – Você sabe o que é isso?
Como esta semana é comemorado o Dia do Consumidor, aproveito para perguntar: você conhece a teoria chamada O Momento Zero da Verdade ou ZMOT? Sabe o que é isso?
A experiência de compra no passado
Esta teoria foi criada em decorrência da nova forma de consumir, após as evoluções digitais. No passado, antes do boom da tecnologia e facilidade de acesso às informações, os consumidores tinham acesso somente aos anúncios de jornais sobre os produtos.
A decisão de escolha de compra acontecia, então, somente quando os consumidores chegavam na loja, logo, as empresas que tinham na sua equipe bons vendedores provavelmente seriam capazes de convencer o cliente a comprar o produto/serviço que ele falasse que era o melhor!
A experiência de consumo nos dias atuais
O que aconteceu de mudanças nos tempos atuais com o boom das tecnologias?
Como temos acesso a várias informações sobre os produtos pela internet, a experiência do consumidor foi
completamente modificada. Hoje chegamos nas lojas com a nossa decisão praticamente tomada, tornando mais desafiador o papel do vendedor. Não basta usar frases de efeito sobre o produto/serviço, é necessário conhecer bem o que se vende para mostrar credibilidade real!
O que é o ZMOT?
O Zero Moment of Truth (ZMOT) é o termo utilizado para explicar esta nova tendência do consumidor. Hoje é muito considerado pelos compradores as opiniões sobre produtos e serviços que estão circulando na internet e nas redes sociais. Ou seja, se o momento da verdade antes era o frente a frente com o vendedor, hoje o momento zero da verdade das organizações está em o que estão falando sobre a marca nos meios digitais.
Como hoje é segunda e estamos falando sobre consumidor, seguem minhas reflexões para você:
- Você conhece bem o suficiente o que está vendendo?
- O que os seus consumidores vão achar na internet se pesquisarem sobre o seu produto/serviço?
- Como você planejou sua semana para alcançar os seus clientes?
- Você planejou chegar nas suas metas em parceria com o seu cliente ou apesar dos clientes?
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