Você aproveita seu descanso de forma produtiva?

A maioria das pessoas tem uma forte tendência a falar sobre produtividade no trabalho, mas como você pode aproveitar o seu tempo de descanso de forma produtiva?

Mas o que significa descanso produtivo?

Como você pode aproveitar o seu tempo de descanso de forma produtiva?

 

Claro que para alcançar uma meta, é importante ser produtivo. E para se tornar mais produtivo, os momentos de descanso se tornam fundamentais. Por isso, meu post de hoje, justo num final de semana, é para ressaltar a importância de conciliar trabalho, atividades físicas, hobbies e relacionamentos, ou seja, mente, corpo e espírito.

 

Várias pesquisas científicas apontam que o cérebro precisa de descanso para ser mais eficiente. E o próprio Domenico De Masi, escritor do livro O Ócio Criativo, esteve no Brasil em 2013 e no Programa do Jô, falou sobre a importância de saber aproveitar o momento para trabalhar, se divertir e aprender. Inclusive ressalto que, segundo De Masi, a falta de tempo que tanto comentamos hoje é um problema artifical.

 

Desfocar em alguns momentos da meta e realizar atividades que nos dão prazer estimula o cérebro com produção de substâncias essenciais, como serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina, que provocam a sensação de bem-estar, e consequentemente, estimulam a criatividade e novas formas de pensar como alcançar a meta.

 

Como exemplo, trago a minha rotina atual: apesar da agenda cada dia mais apertada de trabalho, me comprometi a continuar realizando todas as atividades que amo: correr, dançar, musculação e leitura. Como faço isso? Organizei o meu tempo com horários específicos que devo parar de trabalhar para me dedicar ao meu bem-estar. Resultado: em muitos destes momentos tenho insights sobre como atingir a minha meta de maneira mais eficaz e com a qualidade que quero passar para vocês!

 

Lembrem-se: é importante sim estar conectado com a sua meta, e os momentos de relaxamento podem se tornar ideais para a sua mente ter uma grande ideia!

 

Que tal testar essa dica?

Deixe um Comentário