Os vilões da produtividade

Sabemos que diversos são os fatores que nos tornam menos produtivos durante o dia, seja em casa, no trabalho ou até mesmo fazendo tarefas cotidianas como as compras de fim de ano. Acaba nos faltando produtividade!

Em geral os motivos são parecidos e o somatório deles em todas essas áreas citadas acima acaba nos afetando de forma bastante impactante.

Em alguns casos moldam comportamentos que se não forem observados e avaliados de perto (coisa que um coach consegue fazer com facilidade) podem se tornam vício e com o tempo fica mais difícil de mudá-los.

Produtividade baixa é uma das questões que a tecnologia deveria suprir, mas na maioria dos casos acaba acentuando.

Existe também o fato de que a improdutividade é vista como ócio, quando na verdade são coisas distintas e a segunda opção muitas vezes ajuda a resolver questões que estavam empacadas.

O ideal é se conhecer, saber seus limites e pontuar suas distrações mais frequentes, a fim de tornar mais fácil o seu reconhecimento e substituí-las assim que forem detectadas.

Sua produtividade é alta ou baixa em ambientes compartilhados?

Abaixo seguem 3 possíveis motivos que roubam a sua produtividade durante o dia e você nem percebe:

1. Cansaço Mental

Esse tipo de situação pode ocorrer quando você sobrecarrega a si mesmo com mais questões do que consegue resolver e acaba por se cobrar em 2º plano (sim, seu cérebro não para de trabalhar) sobre questões que sequer deveria estar em sua to do list.

Reservar tempo para higiene mental é importante, e até mesmo pequenas pausas para o café ou conversar com alguém no escritório podem lhe ajudar nesse quesito.

Trocar telas de computador, smartphone e tablet por um passeio ou mesmo caminhada pelo quarteirão também vão lhe ajudar.

2. Não saber priorizar as tarefas

Ser multitarefa é uma exigência do mercado de trabalho e o segredo não tem relação alguma com predisposição ou nada do gênero, e sim com o fato de saber priorizar as suas tarefas.

Seja por demanda, dificuldade, prazo de entrega ou necessidade de outras pessoas envolvidas. Saber priorizar é o maior aliado de um dia produtivo.

3. Atitude Positiva

Essa característica é intrínseca aos melhores gestores e certamente evita que a improdutividade lhes bata a porta com frequência.
Lembre que essa positividade não lhe exime de trabalho árduo, foco e organização, mas ela certamente lhe traz a confiança necessária (e para a sua equipe) de que as coisas sairão bem. E de fato elas costumam sair!

Pronto para testar esses 3 simples pontos que podem comprometer o seu desempenho nas tarefas do dia?

Temos certeza que a partir do momento que você prestar atenção nesses pontos em particular e passar a corrigi-los, duas coisas acontecerão:
– Eles se tornaram cada vez menos frequentes.
– Você terá mais controle sobre suas tarefas do dia.

Pronto para ter sua produtividade funcionando a pleno vapor?

1 Comentário

em Os vilões da produtividade.

Deixe um comentário

Seu feedback é muito importante para nós. Seu e-mail não será exibido.

Por favor aguarde...